DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

Processamento de som BBE

23K views 21 replies 15 participants last post by  Jason B  
#1 ·
Muitas unidades principais têm processamento BBE. Eu estava me perguntando o que ele faz exatamente. Li as declarações no site da BBE, mas estava me perguntando se há mais conhecimento sobre este sistema.

Admito que o liguei, configuração -4 (mais baixa) e se eu aumentar isso, soa um pouco exagerado. Só estou me perguntando quais são as opiniões sobre este som alterado. Parece fazer como anunciado e trazer um pouco de vida em gravações que de outra forma seriam monótonas. Mas é fácil exagerar.

Alguma opinião?

Fabricante: bbesound.com

#2 ·
Tanto quanto sei (e a minha experiência ao usá-lo com equipamento Alpine), BBE é apenas mais uma daquelas coisas de "descompressão". É basicamente uma configuração de Loudness. É um salto de equalização padrão nas suas altas e baixas frequências.

Então, em teoria, não faz nada que um equalizador não possa fazer, mas às vezes, dependendo do seu equipamento, pode ser desejável ligá-lo para facilitar a obtenção da equalização que você realmente deseja.

#3 ·
Você encontrou isso?

Visão geral funcional

O BBE High Definition Sound compensa a distorção de fase e amplitude, restaurando o brilho e a clareza do material de conteúdo original. O processo BBE High Definition Sound começa aplicando uma mudança de fase linear em toda a faixa de frequência do sinal, o que permite que o sistema de alto-falantes reproduza os transientes e harmônicos na ordem correta. O processo BBE então compensa a distorção de amplitude do alto-falante, aumentando progressivamente as frequências mais baixas e mais altas, e fazendo isso dentro do contexto do processo de correção de fase. Isso cria eficientemente um som mais completo e rico sem equalização excessiva.

#4 ·
Sim, eu fiz... foi isso que me fez fazer esta pergunta. Não sou falante nativo de inglês, mas para mim soa como um monte de palavras para uma configuração de EQ estática ;). Acho que estou mais interessado na referência à correção de fase. É um EQ simples ou há mais alguma coisa...

#6 ·
Eu encontrei isto. Realmente não entra em muitos detalhes e não diz realmente a que produto se refere, mas é "uma explicação simples da teoria BBE". Parece chamar o processo, ou o que for, de uma espécie de EQ estático. Esta questão veio à mente quando comprei meu HU e notei que ele tinha BBE. Eu só tenho três configurações e desligado. No geral, isso faz com que o som "realmente ganhe vida", especialmente em níveis de audição mais baixos, no entanto, os agudos simplesmente se tornam muito penetrantes e dolorosos e não tenho como domá-los com o EQ do HU; paramétrico ou gráfico. Seja o que for, eu deixo o meu no nível 1 (o mais baixo) e sintonizo depois disso.

#7 ·
Eu concordo que isso torna o som mais "brilhante"... o que seria bom para algumas pessoas, no entanto, não acho que a música original deveria soar assim... o que a torna meio que chamativa... de uma forma semi-legítima.

#8 ·
Fico feliz que este tópico surgiu. Desisti do meu sistema Bose de fábrica através de um ms-8 (entradas de alto nível). Nada soava certo e fiquei muito frustrado, pois não consegui encontrar aquele ponto ideal. Comprei um Cowon J3 PMP para usar como fonte para o ms-8 através das entradas auxiliares. Tenho brincado com as opções BBE. Definitivamente prefiro BBE std. Os agudos são um pouco brilhantes demais com o volume alto, mas eu realmente não tive a chance de brincar com isso ainda. Espero domá-lo um pouco, mas no geral estou muito feliz com as opções através do player pmp.

#9 ·
Eu tive BBE por alguns dias, mas coloquei-o de volta no nível -4. Está fazendo algo certo, mas eu estava lutando com algumas coisas e estava me perguntando se elas eram um subproduto do processamento BBE. Troquei a câmara traseira dos meus tweeters Space One e isso parece ajudar. Estou gostando do som que tenho agora.

#10 ·
Eu uso um crossover da marca BBE no PA da minha banda. É muito parecido com um "exciter", adicionando sobretons e afins para tornar o som mais interessante, mas não mais natural. Se o resto do meu equipamento não soasse tão barato, eu não o usaria. Eu o uso em configurações muito mínimas. Também adicionei excitadores ao meu baixo. Acho que no final, se você gosta do que ele adiciona, use-o.

#11 ·
Eu uso um crossover da marca BBE no PA da minha banda. É muito parecido com um "exciter", adicionando sobretons e afins para tornar o som mais interessante, mas não mais natural. Se o resto do meu equipamento não soasse tão barato, eu não o usaria. Eu o uso em configurações muito mínimas. Também adicionei excitadores ao meu baixo. Acho que no final, se você gosta do que ele adiciona, use-o.
Isso é muito verdade.

Embora possa não fazer nada além de adicionar alguma equalização, se fizer com que soe melhor para você, então quem se importa? Acho que você provavelmente poderia obter o mesmo resultado de um EQ normal, mas às vezes nossas inibições entram em ação e a onda de EQ que podemos gostar parece tão anti-SQ que não queremos usá-la.

#12 ·
Acho que o processador BBE em HU funciona como os crossover peg_legs mencionaram. Parece adicionar harmônicos a uma faixa de frequências ou, pelo menos, "excitá-las". Não é fácil obter esse efeito com EQ. Gosto do que ele faz em níveis de volume moderados. As frequências "excitadas" parecem cair na faixa que uma configuração de loudness normal aumentaria.

#14 ·
Eu tenho BBe 882 e adoro, usado por muitos anos em estúdio de gravação em casa. Agora pensando em instalá-lo no meu caminhão.

#15 ·
Você tem processamento BBE e um equalizador?

Experimente fazer um soar como o outro, há uma diferença.
Eu costumava usar um como parte do meu equipamento de baixo. Depois que descobri que aumentar meu headroom limpo e impulsionar os agudos superiores/sub-graves dava o mesmo resultado, eu o abandonei. O processamento BBE certamente faz algo, mas, na minha opinião, EQ adequado e estruturação de ganho obtêm praticamente o mesmo resultado.

#16 · (Edited)
OMG, cara, esse tópico está me levando de volta. Eu tinha o modelo de áudio para carro 3012, que funcionava muito bem. Eu odiava me separar dele, mas eu tinha tantos processadores em linha que o ruído do chão estava se tornando difícil de lidar.

Aqui está um link para o modelo que eu usei: http://www.bbesound.com/products/manuals/3012_manual.pdf

Se eu me lembro corretamente, o recurso BBE estava em unidades principais do mercado de reposição e só tinha interruptores de ativação e desativação. Não se compara ao meu processador dedicado (3012), que oferece mais controles e recursos. Se você está procurando mais clareza em seu sistema de som de baixo a médio nível, eu recomendo os produtos BBE. Se você está no high-end, então seu EQ de 30 bandas duplas fará o trabalho.

#17 ·
Uma atualização com mais informações:

(Esta é uma citação de um artigo de Paul White na revista SOS)
MANIPULAÇÃO DE FASE
O sistema Sonic Maximizer da BBE é baseado na premissa de que a maioria dos sistemas de áudio introduz deslocamentos de fase indesejados no sinal de áudio, resultando em falta de clareza. Para remediar isso, o processador BBE divide o sinal de áudio em três bandas de frequência e, em seguida, aplica diferentes atrasos a cada banda para restaurar o relacionamento de fase original dos harmônicos que compõem o som. Nos modelos que usei, as frequências abaixo de 150 Hz são atrasadas em cerca de 2,5 ms, enquanto as entre 150 Hz e 1200 Hz são atrasadas em cerca de 0,5 ms. As frequências acima de 1200 Hz não são atrasadas, mas têm alguma forma de controle dinâmico (compressão/expansão) aplicado a elas para aprimorar os transientes. Ao contrário do processo Aphex descrito mais tarde, o princípio BBE não adiciona novos harmônicos, mas sim tenta realinhar a fase relativa dos harmônicos existentes, bem como usar o processamento dinâmico para enfatizar os transientes.

Essencialmente, os controles compreendem um controle de EQ de baixa frequência para ajudar a equilibrar a extremidade grave com a extremidade superior aprimorada e um controle de Definição. A medição por LED mostra a extensão do processamento dinâmico aplicado à banda HF e, nos modelos que usei, também houve um botão Auto/Manual. No modo Auto, o tratamento dinâmico da banda HF é determinado pela dinâmica do sinal da banda média; no modo Manual, a banda alta é submetida a um grau fixo de processamento dinâmico. O controle de Definição afeta apenas o nível de processamento dinâmico da banda alta - os atrasos entre as bandas estão sempre ativos quando o processo é ativado.
A configuração de um BBE Sonic Maximizer geralmente envolve a seleção do modo Auto, o ajuste do controle de Definição para realçar as altas frequências e, em seguida, o uso do controle Lo-Contour para compensar qualquer extremidade grave perdida. O brilho subjetivo geral é aumentado, mas o som não tem a borda incisiva (e às vezes fatigante) do excitador harmônico.

#18 · (Edited)
BBE revisitado...

Finalmente descobri por que o EQ não conseguia fazer o que o BBE faz. Basicamente, BBE é apenas um EQ, com a adição de algum controle ativo. Ele ajusta os graves e agudos dependendo do nível de médios. Mais médios significa mais reforço em graves e agudos. O reforço de graves é centrado em torno de 50 Hz, o reforço de agudos em torno de 5 kHz.

Essa é a razão pela qual ele parece mais vivo, ele meio que imita o que você ouviria em uma apresentação ao vivo (lol). Quando os médios são inundados com mais som, o baterista aumenta o jogo e bate um pouco mais forte, e o cantor também dá um pouco mais de potência. Pelo menos, é assim que soa. Agora eu sei por que gostei. Ele é usado em mixagem e masterização para apimentar uma demonstração com som monótono.
Você precisa de configurações muito baixas para obter os melhores resultados.
Então, é um EQ básico, mas um controlado dinamicamente. Nenhuma configuração de EQ paramétrico soará igual.
Ele só funciona bem em níveis de audição mais baixos e torna impossível aumentar o volume do seu sistema além de um certo ponto. Mas ele torna o nível de audição mais baixo muito mais completo sem sobrecarregar o som. Então, ele funciona como uma configuração de loudness, mas uma que é um pouco mais clara. Nenhuma harmônica é adicionada ao som, não está adicionando distorção.

A mudança de fase por si só não parece fazer muito que seja audível. Com o processamento adicional desativado, a mudança de fase é muito baixa. A parte do EQ sem dúvida introduzirá suas próprias mudanças de fase. Um plugin BBE com o contorno de graves e processamento desligados não limpa notavelmente o som, pelo menos na maioria dos sistemas. A maioria não percebe nenhum tipo de diferença. Mas com os dois botões girados um pouquinho, as coisas mudam bem rápido. Não é necessário muito nível de BBE para fazer com que soe muito diferente. Isso explica a preferência pela configuração mais baixa no carro. As configurações de pré-mixagem também estão dando valores baixos. Ele (processamento BBE) é usado para gravar instrumentos ou vozes para dar-lhes mais corpo. Use com cuidado :)

Espero que isso ajude alguém...

#21 ·
Tinha-o há 20 anos no processador Alpine ERA-G 320.... A Alpine sugeriu o uso de filtros BBE juntamente com as funções Surround. Nunca gostei para a reprodução normal de música. Havia 3 filtros, e você podia manipular cada um deles.......

#22 ·
Tinha-o há 20 anos no processador Alpine ERA-G 320.... A Alpine sugeriu o uso de filtros BBE juntamente com as funções Surround. Nunca gostei para a reprodução normal de música. Havia 3 filtros, e você podia manipular cada um deles.......
Ainda estou usando isso em um equalizador Alpine 3342. É incrível, e não consigo me livrar dele, pois soa muito bem. Postei em um fórum da Alpine pedindo às pessoas um bom rádio inteligente Android, ou algo novo para atualizar, e todos me disseram que nada soará tão bom e para manter isso se eu gostasse do som.

Attachments