DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

Gabinete para Focal E25kx

3.4K views 15 replies 5 participants last post by  JPIG  
#1 ·
Comprei um desses 10s por um bom preço e vou colocá-lo no X5 2018 da minha esposa. Que tipo de caixa devo procurar para obter um bom SQ e graves decentemente baixos? Li que esses subs são muito sensíveis à sua caixa e podem não descer muito se não for a certa? Não tenho certeza se há alguma verdade nisso.

Estou bem com caixas com porta ou seladas, desde que com porta não seja enorme. O ideal seria algo largo e de baixo perfil que pudesse ficar encostado nos bancos traseiros e deixar espaço para compras, rsrs. Tenho as ferramentas e a capacidade de construir, mas preferia comprar uma se houver algo ideal e não muito caro. Só quero ter certeza de que vai soar bem e estou fora do jogo há 20 anos, então não estou atualizado sobre a modelagem de caixas. Naquela época, nós apenas construíamos uma caixa conforme recomendado pelo fabricante e jogávamos um cano de PVC de 4" na frente, então preciso de ajuda dos técnicos!

#2 ·
Coloque Vb (Volume da caixa) e fb no winisd para ajuste fino, Selado para SQ e Portado para SPL, o winisd lhe dará a área da porta que, juntamente com Vb, você pode colocar no subbox.pro para obter as dimensões da sua caixa e o comprimento da porta.

1. Caixa selada
Qtc = 0.707
Vb = 0.83 ft3 (23.56 l)

2. Caixa com porta
Vb = 1.63 ft3 (46.21 l)
fb = 35 Hz

Considere esses valores como um ponto de partida e sim, não ficará muito baixo, mas espero que o ganho da cabine possa compensar, me diga o comprimento do seu veículo em pés.

PS: Eu sempre prefiro caixas com porta, pois o impacto é bom.

#4 ·
Coloque Vb (Volume da Caixa) & fb no winisd para ajuste fino, Selado para SQ e com Porta para SPL, o winisd lhe dará a área da porta que, juntamente com Vb, você pode colocar no subbox.pro para obter as dimensões da sua caixa e o comprimento da porta

1. Caixa Selada
Qtc = 0.707
Vb = 0.83 ft3 (23.56 lts)

2. Caixa com Porta
Vb = 1.63 ft3 (46.21 lts)
fb = 35 Hz

Considere esses valores como um ponto de partida e sim, não ficará muito baixo, mas espero que o ganho da cabine possa compensar, me diga o comprimento do seu veículo em pés.

PS: Eu sempre prefiro com porta, pois o impacto é bom.
Eu agradeço! O comprimento da parte inferior do para-brisa até a parte inferior da janela traseira é de 11 pés. A risco de parecer preguiçoso, eu esperava que um dos gurus de caixa residentes me desse uma mão e executasse alguns números para que eu não precisasse baixar e aprender um novo software 🫣

#5 ·
Acompanhando por enquanto. Serei mais ativo assim que receber o sub e puder confirmar algumas coisas.
Você vai de dutado ou selado? SQ é definitivamente a principal prioridade, mas se dutado soar tão bom e descer um pouco melhor, acho que tenho espaço. Talvez eu precise ir de dutado porque precisarei do sub contra o banco traseiro voltado para a traseira, em vez de totalmente na parte traseira. Dos meus dias de glória do áudio automotivo, sinto que mais para trás soará melhor, mas deixar espaço para as compras entrarem sem o sub no caminho é realmente uma necessidade. Talvez dutado dê um pouco mais de força e compense a posição?

#9 ·
Basicamente, o ganho da cabine ocorre quando o comprimento da frequência excede o comprimento da cabine. Frequências abaixo disso aumentarão em volume em cerca de 12 dB/oitava. Modelá-lo dá uma ideia de como uma caixa soará no seu carro, mas é apenas uma estimativa, na minha opinião. Eu não focaria muito nisso, mas saiba que está lá e o que faz.

De qualquer forma, aqui está o driver que você selecionou nas maiores caixas seladas e ventiladas que eles sugerem, com o mais próximo que pude estimar na sintonia. A linha verde é com porta, a azul é selada. Acionado com 600 RMS nominais.

Image

Adicione o ganho da cabine a partir de 90 Hz (novamente, uma estimativa com base na matemática para o seu veículo), e aqui está o que você terá. Também adicionei um filtro subsônico passa-alta para controlar a excursão do cone.

Image

Então, realmente depende do que você procura. Em termos de SQ, provavelmente o selado. Se você gosta de hip hop, talvez o com porta.

Esta caixa com porta com alguns pedaços de 2x4 colados para reduzir o espaço funcionaria bem se você preferir o botão fácil.

#10 ·
Basicamente, o ganho da cabine ocorre quando o comprimento da frequência excede o comprimento da cabine. Frequências abaixo disso aumentarão em volume em cerca de 12 dB/oitava. Modelá-lo dá uma ideia de como uma caixa soará em seu carro, mas é apenas uma suposição, na minha opinião. Eu não focaria muito nisso, mas saiba que está lá e o que ele faz.

De qualquer forma, aqui está o driver que você selecionou nas maiores caixas seladas e ventiladas que eles sugerem com o mais próximo que pude estimar na sintonia. A linha verde é com porta, a azul é selada. Acionado com 600 RMS nominal.

View attachment 397408

Adicione o ganho da cabine a partir de 90 Hz (novamente, uma estimativa com base na matemática para o seu veículo), e aqui está o que você obtém. Também adicionei um filtro subsônico passa-alta para controlar a excursão do cone.

View attachment 397409

Então, realmente depende do que você procura. Em termos de SQ, provavelmente o selado. Se você gosta de hip hop, talvez o com porta.

Esta caixa com porta com alguns pedaços de 2x4 colados para reduzir o espaço funcionaria bem se você preferir o botão fácil.

Cara, eu agradeço, essa é uma boa explicação. Eu definitivamente quero o botão fácil e não tinha visto aquele. Eu estava olhando para o Skar único com o kerf. Não sou fã da Skar, mas o gabinete parece sólido. Isso pode ser um pecado colocar um sub Focal em uma caixa Skar lol.

Aumentar o tamanho do gabinete ventilado diminuiria esse pico em 35 htz? Como seria se eu não reduzisse o volume com enchimento? Eu estava lendo um cara que mostrava modelos com gabinetes maiores do que o recomendado que pareciam realmente suaves.