DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

Definir o ganho de acordo com a normalização de áudio do Spotify

7.4K views 21 replies 10 participants last post by  AhanAnhe  
#1 ·
Então, eu não sou muito conhecedor de áudio, mas estava me perguntando sobre isso. Basicamente, o Spotify tem esse recurso chamado "Normalização de Áudio" para tornar cada música essencialmente com a mesma intensidade. De acordo com o Spotify, "Ajustamos as faixas para -14 dB LUFS, de acordo com o padrão ITU 1770 (União Internacional de Telecomunicações)." Então, supondo que eu esteja usando arquivos de áudio para definir o ganho no meu amplificador de carro, eu uso (por exemplo) o arquivo de som de 1 kHz -10 dB em oposição a um arquivo de 1 kHz 0 dB? Eles geralmente aumentam em incrementos, então não tenho certeza se há algo próximo de -14 dB.
 
#4 ·
O ganho do amplificador é usado para definir quanta amplificação é aplicada a um sinal de entrada da sua fonte. A limitação é a saída do amplificador e/ou o manuseio de energia do alto-falante. Secundariamente, o ganho é usado para equilibrar a saída entre vários canais, como definir a saída do subwoofer em relação ao palco frontal.

Eu não sei o que você está tentando realizar com esses tons de teste. Basta tocar alguma música e ajustar o ganho para maximizar a saída, minimizar o ruído e evitar sobrecarregar os alto-falantes. Repita o mesmo para algumas músicas.
Estou usando um osciloscópio ao definir esses ganhos. Basicamente, estou perguntando se as músicas são tocadas a -14 dB, então eu deveria estar usando um tom de teste mais fraco, como -12,5 dB, correto?
 
#3 ·
Se você estiver usando um medidor, precisará usar um tom de 60 hertz para obter uma leitura precisa de um medidor calibrado para a rede elétrica dos EUA. Ele funciona a 60 hertz. Sem crossover aplicado. Sem drivers conectados ao amplificador. Mas um tom negativo de 10 dB a 60 hertz o impedirá de cortar. A 60 hertz. Que é o mais baixo que um médio de 6,5 polegadas é cruzado. Mas você pode descobrir que precisa de mais ganho. Nesse caso, basta aumentar um pouco. Use o método do medidor apenas como referência. Só para você saber onde você está. Neste volume. Ajuste a gosto a partir daí.
 
#5 ·
Se você estiver usando um medidor, precisará usar um tom de 60 hertz para obter uma leitura precisa de um medidor calibrado para a rede elétrica dos EUA. Ele funciona a 60 hertz. Sem crossover aplicado. Sem drivers conectados ao amplificador.
Mas um tom negativo de 10dB a 60 hertz o manterá fora do corte. A 60 hertz. Que é o mais baixo que um médio de 6,5 polegadas é cruzado.
Mas você pode descobrir que precisa de mais ganho. Nesse caso, basta aumentar um pouco.
Use o método do medidor apenas como referência. Só para você saber onde você está. Neste volume. Ajuste ao seu gosto a partir daí.
Estou usando um osciloscópio. Li em algum lugar (provavelmente Crutchfield) para usar um tom de teste de 1 kHz ao definir o ganho para os alto-falantes. Mas estou apenas pensando que, se eu estiver definindo o ganho com um tom de teste a 0 dB e, em seguida, tocar música no Spotify que está configurado para -14 dB, eu não estaria perdendo uma boa parte do som em termos de volume? E para compensar isso, eu não deveria estar usando um tom de teste mais próximo desses -14 dB?
 
#9 ·
Na minha opinião, os osciloscópios só são realmente úteis para garantir que as unidades principais não cortem no volume máximo, verificando as saídas rca. Eles não devem ser usados ​​para ganhos de amplificador.

Seu midbass sempre será o gargalo do seu sistema. Eles geralmente são os drivers mais ineficientes e que consomem mais energia no sistema. É limitado na saída pelas necessidades de excursão do driver que luta contra o buraco geral em torno de 60-80 Hz no midbass do lado esquerdo. Também é inútil na faixa de 120-300 Hz, pois sempre há um grande buraco em algum lugar ali.

Então, com isso em mente. Toque música. Tenha sua unidade principal no máximo. Desligue todos os outros canais do amplificador para que apenas o midbass esteja tocando. Ligue os crossovers. Aumente seus ganhos até que seu midbass distorça ou fique muito alto.

Pare. Defina todos os outros alto-falantes do carro para corresponder à saída do midbass.
 
#11 ·
Na minha opinião, os osciloscópios só são realmente úteis para garantir que as unidades principais não cortem no volume máximo, verificando as saídas rca. Eles não devem ser usados para ganhos de amplificador.

Seu midbass sempre será o gargalo do seu sistema. Eles geralmente são os drivers mais ineficientes e que consomem mais energia no sistema. Sua saída é limitada pelas necessidades de excursão do driver, lutando contra o buraco geral em torno de 60-80 Hz no midbass do lado esquerdo. Também é inútil na faixa de 120-300 Hz, pois sempre há um grande buraco em algum lugar.

Então, com isso em mente. Toque música. Tenha sua unidade principal no máximo. Desligue todos os outros canais do amplificador para que apenas o midbass esteja tocando. Ligue os crossovers. Aumente seus ganhos até que seu midbass distorça ou fique muito alto.

Pare. Defina todos os outros alto-falantes do carro para corresponder à saída do midbass.
Entendi. Às vezes, meus amigos aumentam o volume acima do máximo e, antes que eu os pegue, o midbass bate tão alto que parece que os alto-falantes vão explodir. Atualmente, tenho o Morel Maximo Ultra MKII 602 e sua faixa em Hz é 50-20.000, então devo usar um tom de teste de 50 Hz ou em algum lugar na faixa de 60-80 Hz? Ou devo usar apenas a música que ouço com frequência?
 
#13 ·
Eu ajusto os meus ganhos nos meus amplificadores com um osciloscópio.

-10db 50hz nos amplificadores de graves
0db 100hz para médios graves
0db 1khz nos médios/tweeters.

Mas também uso mais potência do que os altifalantes precisam. Depois da afinação e da correspondência de níveis, ajusto nas saídas do DSP a ouvido. O médio/tweeter (canal central) que tem um amplificador externo (100w), as saídas estão em negativo. O tweeter está em -9, o médio está em -6. O médio grave tem 200w disponíveis com uma saída de amplificador externo em 0. Os médios e tweeters estão na saída DSP/amplificador em +2 no tweeter +4 no médio. Depois, no canal virtual para a esquerda e direita, há +1.

Então, essencialmente, faço ambos com um osciloscópio e a ouvido. Há mais do que uma forma de fazer isto e tem sido debatido e discutido até à exaustão durante anos. Faça o que funcionar para si.

No que diz respeito à compensação para o Spotify..... Não.... Se usar uma fonte diferente, vai sobrecarregar todo o sistema.

O que eu faço é ajustar os meus ganhos 2 cliques antes do corte da fonte. O corte é 33, o seguro é 32 em 40. Ajusto os meus ganhos em 30 para poder aumentar o volume para 32 nas faixas gravadas em baixo volume. Mas quase não é necessário, pois 25 é tão alto como AF

Eu também sugeriria passar do Spotify. Parece uma m!rda e compensar uma fonte de m!rda não é o ideal.

Passe para o Apple music, eu fiz.... e não estou a olhar para trás.

😃

Por favor, desculpe o meu desabafo.
 
#14 ·
Eu configuro meus ganhos nos meus amplificadores com um osciloscópio.

-10db 50hz em amplificadores de graves
0db 100hz para médios graves
0db 1khz em médios/tweeters.

Mas eu também uso mais potência do que os alto-falantes precisam. Após o ajuste e a correspondência de nível, ajustarei nas saídas do DSP de ouvido. O médio/tweeter (canal central) que possui um amplificador externo (100w), as saídas estão em negativo. O tweeter é -9, o médio é -6. O médio grave tem 200w disponíveis com uma saída de amplificador externo em 0. Médios e tweeters estão na saída DSP/amplificador em +2 no tweeter +4 no médio. Então, no canal virtual para esquerda e direita, há +1.

Então, essencialmente, eu faço os dois com um osciloscópio e de ouvido. Há mais de uma maneira de fazer isso e tem sido debatido e discutido por anos. Faça o que funcionar para você.

Quanto a compensar o Spotify..... Não.... Se você usar uma fonte diferente, estará sobrecarregando todo o sistema.

O que eu faço é configurar meus ganhos 2 cliques antes de cortar a fonte. O corte é 33, seguro é 32 de 40. Eu configuro meus ganhos em 30 para que eu possa aumentar o volume para 32 nas faixas gravadas em baixo volume. Mas quase não é necessário, pois 25 é alto como AF

Eu também sugeriria mudar do Spotify. Ele soa como m!rda e compensar uma fonte de m!rda não é o ideal.

Mude para o Apple Music, eu fiz.... e não estou olhando para trás.

😃

Por favor, desculpe meu desabafo.
Sim, eu tenho Spotify e Apple Music. Eu apenas mudei para o Spotify porque seu recurso de reprodução automática e as playlists "Para você" são melhores. Se eu usasse o Apple Music, eu poderia usar música sem perdas, certo? Já faz um tempo.
 
#15 ·
90% Eu transmito Bluetooth para o Android Auto. Portanto, não é sem perdas. Mas a diferença é gritante entre a qualidade do som e a saída. Eu nem uso mais o Spotify. Eu o cancelaria se meu filho não gostasse tanto. Eu tentei fazê-lo mudar, mas como você, ele disse que tem um recurso de reprodução automática melhor. Se você definir seus ganhos para compensar a falta de saída no Spotify e, em seguida, transmitir Apple, você estará entrando em clipping.

Eu defino os ganhos com os arquivos kicker baixados via Bluetooth. Eu acho que é um meio termo feliz.
 
#18 ·
90% Eu transmito Bluetooth para o Android Auto. Portanto, não é sem perdas. Mas a diferença é gritante entre a qualidade do som e a saída. Eu nem uso mais o Spotify. Eu o cancelaria se meu filho não gostasse tanto. Eu tentei fazê-lo mudar, mas como você, ele disse que tem um recurso de reprodução automática melhor. Se você definir seus ganhos para compensar a falta de saída no Spotify e, em seguida, transmitir Apple, você terá clipping.

Eu defino os ganhos com os arquivos kicker baixados via Bluetooth. Acho que é um meio termo feliz.
Se for Android Auto sem fio, é Wi-Fi, tanto quanto eu sei, se CarPlay for alguma coisa... se não, é outra caixa boba para não ter marcado para Android em relação ao áudio 😢 Eu não entendo por que eles têm a interface gráfica mais personalizável, mas eles não conseguem fazer as coisas direito, como reproduzir a taxa de amostragem do que você reproduz e não 48khz porque é 'melhor' de alguma forma ☹
 
  • Like
Reactions: ItsonlyaHONDA
#16 ·
Eu sempre uso um O-Scope para definir os ganhos. É a maneira mais precisa de definir os ganhos para garantir um sinal limpo e sem cortes em todo o caminho.
Defina todos os EQ's, crossovers, boosts, etc. para "0" (ou desligado) para garantir que nada esteja interferindo no sinal.
Use ondas senoidais limpas entre -3 e 0 dB a 40 Hz, 400 Hz, 1 kHz, 4 kHz e talvez 10 kHz (eu gero as minhas a 0,8 na escala linear, que é cerca de -2 dB e eu normalmente coloco 25, 60 e 100 Hz também para garantir, mas isso é um pouco exagerado). Eu uso ondas ou flacs, mas mesmo com mp3s, em ondas senoidais, não há diferença.
Coloque o O-Scope nas saídas RCA da unidade principal, eu normalmente uso o 1Khz nos canais dianteiro e traseiro e 40hz nos canais de subwoofer. Aumente o volume da unidade principal até que o sinal comece a cortar, então diminua-o para o volume máximo sem cortes. Este é o máximo que você pode aumentar o volume da unidade principal antes de introduzir um sinal cortado nos processadores ou amplificadores.
Faça o mesmo para a próxima peça de equipamento na linha (alguns processadores têm um ganho de entrada e saída. Se o seu não tiver, certifique-se de que o sinal que sai do processador não está cortado neste volume na unidade principal).
Finalmente, mova para os amplificadores. Para os canais de subwoofer, use 40 Hz, para os canais de médio-grave, use 400 Hz, para os médios, use 1 kHz e para os canais de tweeter, use 4 kHz (ou 10 kHz). Se for apenas F/R/S, o 1 kHz nos canais F/R deve ser suficiente. Coloque o O-Scope nas saídas dos alto-falantes e ajuste o ganho do amplificador até que o sinal comece a cortar, então diminua-o até que o sinal fique bom novamente.
Agora você terminou com o "ajuste do amplificador".

Entre aqui e a próxima parte, usarei um microfone, laptop, RTA e ruído rosa para fazer ajustes de ajuste no DSP principal (curvas PEQ, alinhamento de tempo e pontos de crossover). Se você não tiver isso, não desejar ou simplesmente não quiser, passe para a próxima parte.

Agora defina seus crossovers, EQs, boosts, etc. para o que atender às suas preferências (e equipamentos). Lembre-se que se você usar muitos boosts, você deve ter cuidado ao aumentar o rádio para o ponto máximo descoberto na primeira etapa, pois você pode estar cortando o sinal. O corte soa mal e, se você fizer isso com frequência suficiente, pode danificar os alto-falantes. Os únicos subs que eu já queimei (eu, não uma peça de equipamento defeituosa) foram há cerca de 33 anos e foi porque eu estava cortando-os ao máximo. Felizmente, a Cerwin-Vega era uma empresa diferente naquela época do que é agora, e eles os reconectaram para mim gratuitamente, embora estivessem mais de um ano fora da garantia. No entanto, aprendi minha lição e não fiz isso desde então. Com música, durante uma sessão de jam pesada, parte dela vai cortar e você pode nem ouvi-la. O que você não quer, no entanto, é tocar "Bassgasm" em alta velocidade, cortando constantemente. Isso provavelmente fritará seus subs e é por isso que você deseja ajustar os ganhos com um O-Scope na unidade principal, todos os amplificadores e todos os processadores.

Esta é a minha opinião, baseada em 34 anos de experiência em áudio automotivo. Esta não é a "única" maneira, mas é, na minha opinião, a "melhor" maneira.
 
#17 · (Edited)
Quando se trata de calibrar o ganho do seu amplificador de carro, é importante considerar a sonoridade alvo do Spotify de -14 dB LUFS. Em vez de usar um arquivo de som de 0 dB, é recomendado usar um arquivo de som que corresponda à sonoridade alvo do Spotify, como um arquivo de -10 dB. Desta forma, você estará alinhando o ganho do seu amplificador com os níveis de áudio normalizados do Spotify.

A propósito, se você está procurando impulsionar suas reproduções no Spotify e obter mais visibilidade para sua música, você pode conferir https://streamingfamous.com/buy-spotify-plays. Eles oferecem dicas e serviços para ajudar a aumentar suas reproduções no Spotify e aumentar seu público.
 
#20 ·
Quando se trata de calibrar o ganho do amplificador do seu carro, é importante considerar a intensidade alvo do Spotify de -14 dB LUFS. Em vez de usar um arquivo de som de 0 dB, é recomendado usar um arquivo de som que corresponda à intensidade alvo do Spotify, como um arquivo de -10 dB.
Só se você usa o Spotify regularmente... Eu não uso...
 
#22 · (Edited)
Ao definir o ganho no amplificador do seu carro, mirar em torno de -14 dB LUFS pode ajudar a combinar com a vibe do Spotify. Quando se trata de escolher arquivos de áudio para definir o ganho, você está no caminho certo. Escolher um arquivo de 1kHz -10 dB pode ser uma escolha sólida para se alinhar com o padrão de -14 dB do Spotify. É como encontrar aquele ponto ideal de áudio! Se você também está criando sua própria música, você está prestes a ter uma aventura musical. Promover suas músicas pode abrir portas para novos ouvintes. Eu encontrei este link que pode ser super útil: https://songlifty.com/spotify-prоmotion/.