Eu sempre uso um O-Scope para definir os ganhos. É a maneira mais precisa de definir os ganhos para garantir um sinal limpo e sem cortes em todo o caminho.
Defina todos os EQ's, crossovers, boosts, etc. para "0" (ou desligado) para garantir que nada esteja interferindo no sinal.
Use ondas senoidais limpas entre -3 e 0 dB a 40 Hz, 400 Hz, 1 kHz, 4 kHz e talvez 10 kHz (eu gero as minhas a 0,8 na escala linear, que é cerca de -2 dB e eu normalmente coloco 25, 60 e 100 Hz também para garantir, mas isso é um pouco exagerado). Eu uso ondas ou flacs, mas mesmo com mp3s, em ondas senoidais, não há diferença.
Coloque o O-Scope nas saídas RCA da unidade principal, eu normalmente uso o 1Khz nos canais dianteiro e traseiro e 40hz nos canais de subwoofer. Aumente o volume da unidade principal até que o sinal comece a cortar, então diminua-o para o volume máximo sem cortes. Este é o máximo que você pode aumentar o volume da unidade principal antes de introduzir um sinal cortado nos processadores ou amplificadores.
Faça o mesmo para a próxima peça de equipamento na linha (alguns processadores têm um ganho de entrada e saída. Se o seu não tiver, certifique-se de que o sinal que sai do processador não está cortado neste volume na unidade principal).
Finalmente, mova para os amplificadores. Para os canais de subwoofer, use 40 Hz, para os canais de médio-grave, use 400 Hz, para os médios, use 1 kHz e para os canais de tweeter, use 4 kHz (ou 10 kHz). Se for apenas F/R/S, o 1 kHz nos canais F/R deve ser suficiente. Coloque o O-Scope nas saídas dos alto-falantes e ajuste o ganho do amplificador até que o sinal comece a cortar, então diminua-o até que o sinal fique bom novamente.
Agora você terminou com o "ajuste do amplificador".
Entre aqui e a próxima parte, usarei um microfone, laptop, RTA e ruído rosa para fazer ajustes de ajuste no DSP principal (curvas PEQ, alinhamento de tempo e pontos de crossover). Se você não tiver isso, não desejar ou simplesmente não quiser, passe para a próxima parte.
Agora defina seus crossovers, EQs, boosts, etc. para o que atender às suas preferências (e equipamentos). Lembre-se que se você usar muitos boosts, você deve ter cuidado ao aumentar o rádio para o ponto máximo descoberto na primeira etapa, pois você pode estar cortando o sinal. O corte soa mal e, se você fizer isso com frequência suficiente, pode danificar os alto-falantes. Os únicos subs que eu já queimei (eu, não uma peça de equipamento defeituosa) foram há cerca de 33 anos e foi porque eu estava cortando-os ao máximo. Felizmente, a Cerwin-Vega era uma empresa diferente naquela época do que é agora, e eles os reconectaram para mim gratuitamente, embora estivessem mais de um ano fora da garantia. No entanto, aprendi minha lição e não fiz isso desde então. Com música, durante uma sessão de jam pesada, parte dela vai cortar e você pode nem ouvi-la. O que você não quer, no entanto, é tocar "Bassgasm" em alta velocidade, cortando constantemente. Isso provavelmente fritará seus subs e é por isso que você deseja ajustar os ganhos com um O-Scope na unidade principal, todos os amplificadores e todos os processadores.
Esta é a minha opinião, baseada em 34 anos de experiência em áudio automotivo. Esta não é a "única" maneira, mas é, na minha opinião, a "melhor" maneira.