DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

Instalação do amplificador Ram 1500 2022

9.6K views 35 replies 7 participants last post by  Reykert  
#1 ·
Eu nem sequer comprei um amplificador ainda, mas estou pesquisando como instalar um para determinar se posso fazê-lo sozinho ou se preciso usar uma loja local. Acho que também terei que refazer alguns fios dos alto-falantes das portas. Depois de assistir a alguns vídeos, o básico da instalação de um amplificador parece viável para mim, mas ainda há algumas coisas que não entendo sobre como fazê-lo no meu veículo específico, que possui um amplificador de fábrica.

Precisa:
-Amplificador (planejando Audison AP F8.9, além de adicionar um amplificador de subwoofer no futuro)
-Uma bateria atualizada (isso é necessário?)
-Kit de fiação do amplificador
-PAC AmpPro AP4-CH41 (mais talvez um adaptador toslink? Ainda estou aprendendo o que isso é/faz)
-Chicote APH CH42 para conectar ao amplificador de fábrica sob o banco do motorista para que eu não precise cortar os fios de fábrica. (Então, vou amarrar esses fios no chicote diretamente ao amplificador?)

De algumas leituras, também parece que a fiação do alto-falante de médio alcance da porta superior no sistema Harmon Kardon pode vir do 6x9 na mesma porta. Como estou planejando usar um amplificador/dsp, estou supondo que terei que passar um novo fio de alto-falante para que esse alto-falante da porta superior tenha seu próprio canal para sintonizar do dsp?

Desculpe por todas as perguntas, talvez seja melhor apenas levar para uma loja, mas então eu tenho menos dinheiro para alto-falantes. Além disso, eu gosto disso se eu sentir que entendo o que precisa ser feito. A insonorização do caminhão deu muito trabalho, mas foi meio divertido.
 
#2 ·
Você já disse qual é o seu orçamento? Talvez você tenha dito isso em outro tópico, mas quais componentes você está usando? Para o seu palco frontal, você está indo de 2 vias ou 3 vias? Crossovers ativos ou passivos?

Se o orçamento permitir, recomendo o uso de novos fios de alto-falante. Na minha opinião, isso alivia muita preocupação e proporciona tranquilidade. Você já pensou em onde está montando seu(s) amplificador(es)? Se eu me lembro bem, você tem um eTorque, então o espaço é limitado na parede traseira. A montagem sob o assento precisa ser pensada se você planeja adicionar um subwoofer no futuro.

A adição de uma bateria AGM é um investimento, mas vale absolutamente a pena. Com um eTorque, isso é tudo o que você realmente precisa fazer para o sistema elétrico do caminhão. Um AGM decente para este caminhão custará cerca de US$ 350 a US$ 400. Esse AGM suportará praticamente tudo o que você fizer no futuro e fornecerá anos de confiabilidade, se for devidamente mantido (o que não é difícil).
 
#3 ·
Você já disse qual é o seu orçamento? Talvez você tenha dito isso em outro tópico, mas quais componentes você está usando? Para o seu palco frontal, você está indo de 2 ou 3 vias? Crossovers ativos ou passivos?

Se o orçamento permitir, recomendo o uso de fio de alto-falante novo. Na minha opinião, isso alivia muita preocupação e proporciona tranquilidade. Você já pensou em onde vai montar seus amplificadores? Se eu me lembro bem, você tem um eTorque, então o espaço é limitado na parede traseira. A montagem sob o assento precisa ser pensada se você planeja adicionar um subwoofer no futuro.

A adição de uma bateria AGM é um investimento, mas vale absolutamente a pena. Com um eTorque, isso é tudo o que você realmente precisa fazer para o sistema elétrico do caminhão. Um AGM decente para este caminhão custará cerca de US$ 350 a US$ 400. Esse AGM suportará praticamente tudo o que você fizer no futuro e fornecerá anos de confiabilidade, se for devidamente mantido (o que não é difícil).
Meu orçamento inicial era de US$ 2.500, mas já gastei cerca de US$ 700 isolando o caminhão. Não me importo de gastar um pouco mais, mas quero manter próximo disso. No momento, meu plano é um amplificador Audison AP F8.9, SI TM8s, Xcelsus xxm325+xxt30 ou AF GB25+GB10 para uma configuração de 3 vias. Adicionarei um subwoofer e outro amplificador mais tarde.

Removi o subwoofer de fábrica, então há algum espaço na parede traseira atrás do banco traseiro do lado do passageiro. É lá que estou planejando por enquanto tentar deixar espaço para subs sob o assento quando eu chegar lá. Pretendo comprar uma bateria AGM, apenas tentando decidir se preciso comprar uma imediatamente ou se posso passar alguns meses sem ela enquanto economizo um pouco mais de dinheiro. Confie em mim, eu quero apenas comprar tudo e fazer tudo de uma vez, mas tem sido difícil o suficiente para convencer minha esposa a gastar até mesmo os US$ 2.500 em algo que ela simplesmente não entende a necessidade haha.
 
#4 ·
Irmão…eu entendo. Confie em mim! 😂

Felizmente, sua parte elétrica é sólida. Você pode adiar o investimento no AGM enquanto constrói o sistema. Isso supondo que sua bateria atual ainda tenha uma vida útil decente. Se estiver fraca e não mantiver uma boa carga, isso afetará o desempenho. Supondo que esteja tudo bem, você pode adiar a bateria atualizada.

Com o subwoofer de fábrica fora do caminho, você terá espaço atrás do banco traseiro do passageiro. Essa é uma boa escolha para os amplificadores e permitirá que você construa o sistema à medida que avança.

Se você ainda não decidiu fazê-lo, pule a adição de alto-falantes às portas traseiras agora. Alto-falantes nas portas traseiras não seriam um uso sensato de recursos. Concentre-se nesse palco frontal. Um subwoofer será importante para o desempenho adequado. Mesmo um único 10” ou 12” terá um grande impacto na qualidade geral do sistema. As caixas Fox não são tão caras, entram direto e podem ser um bom compromisso para começar. Eu usei uma por quase três anos e funcionou muito bem! Eu tinha um alpine r-type de 12” (duel 4ohm VC) em um amplificador mono Rockford de 750 watts. Isso seria mais do que suficiente para ter aquele grave doce que você vai querer… mais cedo ou mais tarde. Provavelmente existem subwoofers melhores do que o alpine que poderiam ser obtidos pela metade do preço. Um único subwoofer com esses TM8s soaria ótimo!
 
#5 ·
Irmão… Eu entendo. Confie em mim! 😂

Felizmente, sua parte elétrica é sólida como está. Você pode adiar o investimento no AGM enquanto constrói o sistema. Isso pressupõe que sua bateria atual ainda tenha uma vida útil decente. Se estiver fraca e não mantiver uma boa carga, isso afetará o desempenho. Supondo que esteja tudo bem, você pode adiar a bateria atualizada.

Com o subwoofer de fábrica fora do caminho, você terá espaço atrás do banco traseiro do passageiro. Essa é uma boa escolha para os amplificadores e permitirá que você construa o sistema à medida que avança.

Se você ainda não decidiu fazê-lo, pule a adição de alto-falantes nas portas traseiras agora. Alto-falantes nas portas traseiras não seriam um uso sensato de recursos. Concentre-se nesse palco frontal. Um subwoofer será importante para o desempenho adequado. Mesmo um único 10” ou 12” terá um grande impacto na qualidade geral do sistema. As caixas Fox não são tão caras, cabem perfeitamente e podem ser um bom compromisso para você começar. Eu usei um por quase três anos e funcionou muito bem! Eu tinha um alpine r-type de 12” (duel 4ohm VC) em um amplificador mono Rockford de 750 watts. Isso seria mais do que suficiente para ter aquela extremidade inferior doce que você vai querer... mais cedo ou mais tarde. Provavelmente existem subwoofers melhores do que o alpine que poderiam ser obtidos pela metade do preço. Um único subwoofer com esses TM8s soaria ótimo!
Essa é uma boa dica sobre os alto-falantes traseiros, deve me permitir obter esse subwoofer muito mais cedo! Vou verificar as caixas Fox agora, agradeço.
 
#7 ·
Há muito espaço atrás do banco traseiro do passageiro, onde você removeu o subwoofer de fábrica. A foto abaixo é a minha. Eu tenho um Ram 1500 23' com eTorque.

View attachment 418990
Isso é muito espaço. Espero que minha configuração fique remotamente parecida com isso quando eu terminar! Muito limpo
 
#8 ·
Eu coloquei um novo sistema no meu 22 ram 1500 12" HK. Se você tiver o mesmo, precisará do pac AP4-CH41 e APHCH42, para fazer a interface com o Hu. O chicote que vem com o CH41 não funciona com os caminhões mais novos, é para isso que serve o chicote CH42, a ram mudou o estilo do plugue no Hu. O chicote pac APH-CH01 é o que serve para separar os fios dos alto-falantes e ignorar o amplificador oem sob o assento do motorista. O amplificador oem precisa ficar conectado, as saídas dos alto-falantes são desconectadas com este chicote. Basta passar um novo fio de alto-falante do amplificador para o assento do motorista e fazer suas conexões, eu tenho um diagrama de fiação oem para o sistema HK, se você precisar. A porta 6x9 e o tweeter da porta estão em fiação separada. Eu estendi a fiação do tweeter para a vela da porta e montei o tweeter no pod. Definitivamente, obtenha o pac APA-TOS1, sinal digital limpo de Hu para o amplificador, um cabo para passar de Hu para o amplificador, obtenha também comprimento extra nesse cabo toslink, eles gostam de curvas amplas e amplas. Encontrei uma oferta combinada na Amazon para o CH41 e tos1, consegui os dois pelo preço apenas do CH41. Eu recomendaria que você ficasse com a fiação do alto-falante oem, o risco VS recompensa não vale o trabalho e a possibilidade de destruir o plugue da porta ou a fiação.
 
#9 ·
Eu coloquei um novo sistema no meu 22 ram 1500 12" HK. Se você tiver o mesmo, precisará do pac AP4-CH41 e APHCH42, para fazer a interface com o Hu. O chicote que vem com o CH41 não funciona com os caminhões mais novos, é para isso que serve o chicote CH42, a ram mudou o estilo do plugue no Hu. O chicote pac APH-CH01 é o que serve para quebrar os fios dos alto-falantes e ignorar o amplificador oem sob o assento do motorista. O amplificador oem precisa ficar conectado, as saídas dos alto-falantes são desconectadas com este chicote. Basta passar um novo fio de alto-falante do amplificador para o assento do motorista e fazer suas conexões, eu tenho um diagrama de fiação oem para o sistema HK, se você precisar. A porta 6x9 e o tweeter da porta têm fiação separada. Eu estendi a fiação do tweeter para a vela da porta e montei o tweeter no pod. Definitivamente, obtenha o pac APA-TOS1, sinal digital limpo de Hu para o amplificador, um cabo para passar de Hu para o amplificador, obtenha também um comprimento extra nesse cabo toslink, eles gostam de curvas amplas e bonitas. Encontrei um acordo combinado na Amazon para o CH41 e tos1, consegui os dois pelo preço apenas do CH41. Eu recomendaria que você ficasse com a fiação do alto-falante oem, o risco VS a recompensa não vale o trabalho e a possibilidade de destruir o plugue da porta ou a fiação.
Isso foi incrivelmente útil, obrigado. Estou muito feliz em saber que cada alto-falante tem sua própria fiação, eu estava com medo de passar um novo fio pela porta. Se você pudesse enviar o diagrama de fiação, seria incrível, e tos1 é isso!
 
#11 ·
De nada. Postarei o diagrama de fiação hoje à noite depois do trabalho e darei uma olhada nos interruptores, não me lembro de cabeça. Não sei nada sobre esse amplificador/dsp, mas provavelmente tem mais funcionalidade do que apenas ganho/fade, então sim, você quer isso. Eu tenho um Minidsp, comprei um cabo de extensão de telefone que funciona com o botão deles, coloquei o botão no porta-óculos de sol no console superior e passei o cabo pela forração do teto até a coluna A.
 
#13 ·
Sim, o ganho/fader eu chamei de botão. Era isso que eu queria dizer com mais funcionalidade, ele talvez consiga mudar as ranhuras de afinação, cada ranhura sendo uma melodia diferente que você configurou. Volume do subwoofer e volume mestre. Se o amplificador tiver várias entradas, você talvez consiga alternar entre elas também. A melhor coisa a fazer é baixar o manual e ter uma ideia de como ele funciona e do que é necessário para fazê-lo funcionar, um pouco de pesquisa pode tornar o processo muito mais fácil.
 
#14 ·
Sim, o ganho/fader eu chamei de botão. Era isso que eu queria dizer com mais funcionalidade, ele pode ser capaz de alterar os slots de afinação, cada slot sendo uma afinação diferente que você configurou. Volume do subwoofer e volume mestre. Se o amplificador tiver várias entradas, você também poderá alternar entre elas. A melhor coisa a fazer é baixar o manual e ter uma ideia de como ele funciona e do que é necessário para fazê-lo funcionar, um pouco de pesquisa pode tornar o processo muito mais fácil.
Oh, muito interessante, isso pode ser muito bom de ter. Poder alternar entre diferentes afinações salvas seria útil
 
#15 · (Edited)
Também terminei a minha instalação na minha Ram 1500 no final do verão passado.

Eu recomendo muito a netaudio.com para caixas de subwoofer e também usei o suporte do amplificador que é montado atrás do banco traseiro.
 
  • Like
Reactions: Ram1220
#16 ·
Eu também terminei minha instalação no meu Ram 1500 no final do verão passado.
Eu não posso recomendar o netaudio.com o suficiente para caixas de subwoofer e eu também usei seu rack de amplificador que é montado atrás do banco traseiro.
Uau, eu definitivamente vou pegar aquele rack de amplificador. Eu estava pesquisando como fazer um, mas isso é perfeito.

Além disso, vejo que você está usando o tweeter xxt30, que estou considerando. O que você acha dele? E foi difícil colocar o xxm425 no painel? Acho que vou apenas fazer o xxm325, mas estou curioso
 
#19 ·
Aplicamos amortecedor e colocamos o carpete de volta e montamos o rack do amplificador sobre ele, se bem me lembro.

Montamos o aterramento no parafuso de montagem do assento traseiro do motorista.
 
  • Like
Reactions: Ram1220
#22 ·
Aplicamos o amortecedor e colocamos o carpete de volta e montamos o rack do amplificador sobre ele, se me lembro corretamente.

Montamos o fio terra no parafuso de montagem do banco traseiro do motorista.
View attachment 419104
Uau, bom trabalho com o amortecedor! Para o fio terra, você quer dizer aquele que está alinhado com o que eu destaquei em vermelho, mas mais perto da parede traseira (atrás da garrafa)? Nunca instalei um amplificador, então quero ter certeza de que estou escolhendo um bom ponto de aterramento para usar com aquele rack de amplificador.
 

Attachments

#20 ·
Não quero inundar seu tópico com minhas fotos, mas para dar uma ideia do gabinete de áudio Net.

Ele se projeta logo após o banco traseiro e algumas pessoas não gostam disso, mas, na minha opinião, ainda há muito espaço para as pernas.
 
  • Like
Reactions: Ram1220
#21 ·
Não quero inundar seu tópico com minhas fotos, mas para dar uma ideia do gabinete de áudio Net.

Ele se projeta logo após o banco traseiro e algumas pessoas não gostam disso, mas, na minha opinião, ainda há muito espaço para as pernas.
View attachment 419105
View attachment 419106
Todas essas fotos são úteis para mim, então obrigado. Parece que o gabinete mantém o acesso às lixeiras, o que é bom. Eu realmente não as uso muito, mas quero ter a capacidade haha. Ainda estou lendo sobre upfiring vs downfiring e ported vs sealed para determinar com o que ir, mas, à primeira vista, a Netaudio tem opções para tudo acima
 
#23 · (Edited)
Sem problemas. A Net audio oferece definitivamente todas as opções que você pode querer. Eu só queria um gabinete simples, limpo e selado, não queria brilho.

Eu uso minhas caixas para suprimentos de detalhes e outras coisas diversas. Pensei em usar a caixa do lado do passageiro para um amplificador de 2 canais dedicado para os 8, pois o V Eight dsp simplesmente não produz energia suficiente na minha opinião.
 
#26 ·
Eu concordo com os gabinetes Netaudio. O meu não se projeta além da parte inferior dos bancos traseiros. Tenha também cuidado e faça medições desse rack de amplificador Netaudio. @darylrsv4 não tem a bateria adicional etorque atrás do seu assento como eu. Não tenho certeza se você tem um etorque.

View attachment 419110
O meu tem o etorque. Parece que o rack do amplificador para antes de onde a bateria começa, mas terei que analisar isso, obrigado. Esse gabinete parece ótimo, parece que eles são a escolha certa para caixas de subwoofer.
 
#28 · (Edited)
Primeiramente, eu te falei a peça # errada para o chicote do fio do alto-falante, APH-CH03 é o que você precisa, NÃO APH-CH01. Interruptores no CH41, se estiver usando a saída toslink, coloque o interruptor 1 na posição ligado, todos os outros desligados. Isso lhe dará os toques e tudo funcionará como de fábrica. Baixe o manual do CH41, há um processo para programá-lo no caminhão, não coloque o HU e o painel de volta até que esteja feito e funcionando. Logo abaixo do HU no painel, há um lugar perfeito para o CH41, envolva-o em espuma fina e coloque-o na borda, como se fosse feito para isso.
Eu concordo com netaudio, 2 12'' dayton audio rss315ho-4 selados sem elevação do assento, qualidade de construção sólida. Esteja ciente de que você tem uma quantidade limitada de espaço para a altura do alto-falante sem uma elevação do assento, a maioria dos subs favoritos neste fórum não caberá.
Diagrama de fiação HK abaixo.
 

Attachments

#29 ·
Primeiro, eu te disse o número da peça errado para o chicote do fio do alto-falante, APH-CH03 é o que você precisa, NÃO
APH-CH01. Interruptores no CH41, se estiver usando a saída toslink, mude o interruptor 1 para a posição ligado, todos os outros desligados. Isso lhe dará toques e tudo funcionará como de fábrica. Baixe o manual do CH41, há um processo para programá-lo no caminhão, não coloque o HU e o painel de volta até que esteja feito e funcionando. Logo abaixo do HU no painel, há um local perfeito para o CH41, envolva-o em espuma fina e coloque-o na borda, como se fosse feito para isso.
Eu concordo com netaudio, 2 12'' dayton audio rss315ho-4 selados sem elevação do assento, qualidade de construção sólida. Esteja ciente de que você tem uma quantidade limitada de espaço para a altura do alto-falante sem uma elevação do assento, a maioria dos subs favoritos neste fórum não caberá.
Diagrama de fiação HK abaixo.
Eu realmente aprecio isso, isso me poupou uma tonelada de dor de cabeça e resolveu muitas perguntas que eu tinha!
 
#30 ·
Onde vocês montaram o Conductor?
 
#33 · (Edited)
Montei o meu entre os porta-copos. Tenho que agradecer a @Turb0Yoda pois ele fez o suporte e o colocou nas minhas mãos em 24 horas. Não faz mal que ele esteja a cerca de 35 milhas de mim.

Este era para ser um suporte temporário, mas realmente não tenho motivos para mudá-lo.
 
#35 · (Edited)
Eu gostei mais da sua opção @saltyone, mas tive que me contentar com a localização do porta-copos quando estávamos fazendo minha instalação com o freio do trailer lá.

Eu acredito que o Conductor é maior que o JL DRC.
 
  • Like
Reactions: saltyone