DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

Clipping revisitado (com mais evidências)

14K views 29 replies 8 participants last post by  Sam Spade  
#1 · (Edited)
Clipping revisitado (com mais evidências)
OK, aqui está a minha afirmação e o caso novamente de uma forma mais clara e com evidências de apoio. Que eu saiba, existe uma escassez de investigação científica adequada sobre isto, mas muita teoria matemática. Lamento se isto é mansplaining.

Não para me gabar, mas estes foram os resultados da sondagem:
280516

Talvez seja um pouco de exibicionismo :) Observei que não votei.

Afirmação
  • Se tiver 2 carros idênticos com dois pares idênticos numa configuração de altifalantes passivos com uma potência de 100 watts, e um carro tiver um amplificador de 200 watts, outro tiver um amplificador de 20 watts, qual sistema é mais provável que queime um driver? Inicialmente, farei esta afirmação para sistemas domésticos e de automóveis.
  • No entanto, observe que esta conversa me fez questionar se o problema é mais comum em hifi doméstico do que em automóveis, porque o hifi de automóvel é frequentemente ativo, os filtros passa-banda e os crossovers eletrónicos fornecem proteção, e parece-me que a potência do amplificador é mais barata no áudio de automóvel, em relação aos sistemas domésticos. Portanto, existe todo um segmento de configurações de áudio de automóvel onde o clipping não é um problema, exceto talvez para subwoofers. E existem muitas outras maneiras de queimar os altifalantes do carro.
  • O conceito de clipping e um amplificador menor a queimar um altifalante com maior potência é completamente contraintuitivo.
  • Não tenho todas as respostas e alguns de vocês levantaram alguns pontos realmente interessantes aos quais responderei após esta publicação
Pressupostos:
  1. Os sistemas são passivos
  2. Os amplificadores não têm proteção térmica ou de clipping
  3. Assumindo uma boa instalação num carro ou num sistema hifi doméstico, é mais provável que um amplificador de 20 watts queime altifalantes com uma potência nominal de 100 watts do que um amplificador de 200 watts. Isto porque um amplificador menor muitas vezes não será suficientemente alto para satisfazer o utilizador e este SERÁ MAIS PROPENSO a aumentar o volume para além das 12 horas, e o amplificador fará clipping. Uma vez que um amplificador faz clipping, ele quadra a forma de onda e mantém o cone e a bobina de voz estacionários, com uma corrente a passar por ela, sem arrefecimento devido ao movimento. Isto pode acontecer tão rapidamente que nem sequer ouve a distorção audível ou ela cozinha antes que possa baixar o volume.
  4. Fazer funcionar um amplificador de 200 watts em altifalantes de 100 watts com muita força irá distorcer os altifalantes, mas essa distorção normalmente não queimará os altifalantes imediatamente, e se estiver a ouvir, ainda existe movimento para arrefecimento, e se estiver inclinado, é provável que baixe o volume para níveis abaixo da distorção. A distorção de muita corrente de um amplificador grande não mantém o cone estacionário, leva muito mais tempo para a bobina de voz aquecer, e tem uma janela muito maior de distorção audível para baixar o amplificador antes que a bobina de voz cozinhe.
O que é clipping?
A Wikipedia diz: Clipping é uma forma de forma de onda distorção que ocorre quando um amplificador é sobrecarregado e tenta fornecer uma tensão ou corrente de saída além da sua capacidade máxima. Conduzir um amplificador em clipping pode fazer com que ele emita potência em excesso da sua potência nominal (Crutchfield diz isto: Existe outra razão, mais complexa, pela qual as bobinas de voz queimam quando sujeitas a sinais sobrecarregados e com clipping. Uma onda quadrada transporta o dobro da potência RMS de uma onda senoidal da mesma amplitude (altura). Portanto, não só o sinal está a dizer à bobina de voz para entrar numa posição e crepitar, como também o está a fazer com quase o dobro da potência da capacidade máxima do subwoofer. Normalmente, é a cola que prende o fio da bobina ao antigo que primeiro derrete sob todo o calor, e a bobina colapsa na sua folga.) O meu argumento sobre o clipping não se baseia no clipping causar mais saída, apenas na corrente contínua e nas bobinas de voz estacionárias. Mas duplicar a potência pioraria a situação.
Por que os subwoofers explodem: batida, estrondo, estalo e crepitação

O sinal extra que está além da capacidade do amplificador é simplesmente cortado, resultando numa onda senoidal a tornar-se uma forma de onda do tipo onda quadrada distorcida.

Por exemplo, a forma de onda fora da linha vermelha é o que seria fornecido na ausência de clipping, ou seja, quando o amplificador tinha headroom suficiente para fornecer o sinal: Uma comparação de diferentes métodos para declipping de áudio

280517

Esta é uma onda senoidal com clipping, observe como ela está quadrada:
Quando uma onda é quadrada, a bobina de voz permanece estacionária e está a receber corrente contínua durante um período de tempo, e as bobinas de voz são projetadas para operar em corrente alternada e estar em movimento, para que haja arrefecimento e não sobreaqueçam. Acredito que a combinação de corrente contínua e uma bobina de voz estacionária sem movimento para arrefecimento é o mecanismo e como o clipping frita uma bobina de voz.

280518

Clipping de guitarra e válvulas
@captainnbuffed Apontou que muitos dos sons produzidos por guitarras elétricas são provenientes do clipping. Ele está certo. Mas os amplificadores de válvulas fazem clipping muito mais suavemente do que os de estado sólido, são construídos para fazer isso, e obtém um som distorcido legal.

A minha compreensão é que os amplificadores de válvulas fazem clipping muito mais suavemente do que os de estado sólido e são muito menos propensos a destruir drivers.

Evidência anedótica
  1. Isto não parece importar se é um tweeter ou médio ou grave. O primeiro driver queimado de um amplificador com clipping que experimentei foi um amplificador sansui de 30 watts que queimou o woofer de um altifalante sansui de 3 vias com potência nominal de 150 watts. Sei disto porque eu tinha 16 anos e achava que um amplificador de 30 watts nunca poderia queimar um altifalante de 150 watts e aumentei o volume para 11. No entanto, os tweeters podem ser mais propensos a ter proteção integrada, o que significa que são menos propensos a fritar do que os drivers médios/graves.
  2. 99% dos clientes de hifi a quem vendi equipamento pensavam o mesmo, ou seja, um amplificador menor nunca poderia queimar um altifalante com maior potência nominal. Tivemos inúmeros clientes com amplificadores pequenos que voltaram com drivers queimados. Tive a palestra "cuidado com os amplificadores pequenos que podem fazer clipping e destruir altifalantes com maior potência nominal" para todos os clientes. E é completamente contraintuitivo.
  3. Isto é completamente incontestável em hifi doméstico
Classe D
Os amplificadores de classe D podem fazer clipping, e os altifalantes domésticos geralmente têm proteção para tweeters, mas não para drivers médios e graves:

Portanto, em níveis de clipping, o amplificador de potência digital emitirá altos níveis de corrente contínua que serão alimentados aos seus altifalantes vintage E ISSO (a corrente contínua) será a morte deles. O tweeter geralmente tem uma rede passa-alta, o que significa que tem um capacitor em série que bloqueará a corrente contínua, mas o woofer (& mesmo o alcance médio) não tem/não tem um capacitor em série, portanto, a corrente contínua será alimentada diretamente ao driver & ele danificará muito rapidamente, se não imediatamente.
espero que isto ajude.....

Amplificadores em geral
Da Audio Science Review:

“Sou um grande fã de Roger Sanders. Ele tem uma abordagem muito baseada em medições para os seus produtos e é da opinião de que os amplificadores às vezes soam diferentes, mas não pela razão que a maioria dos audiófilos pensa.

para citar:
"A maioria dos audiófilos simplesmente não reconhece quando os seus amplificadores estão a fazer clipping. Isto porque o clipping geralmente ocorre apenas em picos musicais onde é muito transitório e não ocorre no nível de potência médio. O clipping transitório não é reconhecido como clipping pela maioria dos ouvintes porque os níveis médios são relativamente muito mais longos do que os picos. Como os níveis médios não são obviamente distorcidos, os ouvintes pensam que o amplificador está a funcionar dentro dos seus parâmetros de projeto - mesmo quando não está.

O clipping de pico realmente estraga o desempenho do amplificador, pois as suas tensões e circuitos de alimentação demoram vários milissegundos para se recuperar do clipping. Durante esse tempo, o amplificador está a operar muito fora dos seus parâmetros de projeto, tem distorção massiva e não soará bem, mesmo que não soe grosseiramente distorcido para o ouvinte.

Em vez de distorção, o ouvinte descreverá um amplificador que está a fazer clipping de picos como soando "sem brilho" (devido à dinâmica comprimida), lamacento (devido à alta distorção transitória e dinâmica comprimida), "congestionado", "áspero", "tenso", etc. Por outras palavras, o ouvinte reconhecerá que o amplificador não soa bem, mas não reconhecerá a causa como um simples clipping do amplificador. Em vez disso, ele provavelmente assumirá que as diferenças no som que ouve se devem a alguma característica menor, como feedback, capacitores, tipo de válvulas, nível de polarização, classe de operação, etc., em vez da simples falta de potência.

Mas a sua opinião seria apenas isso - uma suposição que não é totalmente suportada e não comprovada por nenhuma evidência. Muito provavelmente, a sua suposição não seria a causa real do problema."

então, assumindo que o acima faz sentido (parece fazer, pelo menos para mim), estou a questionar se é possível ou útil medir este clipping "transitório"?

Poderia fornecer um ponto de dados para os leitores. Mas, por outro lado, acho que pode ser inútil, pois provavelmente deveríamos apenas aconselhar as pessoas a comprar amplificadores que sejam suficientemente potentes para não fazerem clipping”
Faz sentido testar como os amplificadores se comportam quando fazem clipping?

Isto sugere que o clipping transitório pode não destruir um driver.

Especificações do amplificador e clipping
Os meus amplificadores estéreo Hertz HP802

Potência nominal de saída (RMS) @ 14,4 VCC, THD 1%:
2 Ch:
330 W x 2 (4 Ω)
2 Ch: 550 W x 2 (2 Ω)
2 Ch: 800 W x 2 (1 Ω)
1 Ch: 1100 W x 1 (4 Ω)
1 Ch: 1600 W x 1 (2 Ω)
Potência de saída (RMS) @ 14,4 VCC, THD 10%:
2 Ch:
380 W x 2 (4 Ω)
2 Ch: 630 W x 2 (2 Ω)
2 Ch: 900 W x 2 (1 Ω)
1 Ch: 1260 W x 1 (4 Ω)
1 Ch: 1800 W x 1 (2 Ω)

Isto deixa-me a questionar, que THD constitui clipping? É superior a 10% THD? Não sei a resposta para isto. Não sei quanta sinal com clipping um driver pode suportar antes de fritar e não sei como calculá-lo, não encontrei nenhum dado ou metodologia de cálculo sobre isto.

Outras informações de apoio

Proteção:

Se um altifalante estiver a fazer clipping, por exemplo, o fenómeno pode ser entendido auditivamente como distorção ou rutura. Fisicamente, se um altifalante permanecer num estado de clipping por muito tempo, existe potencial para que ocorram danos devido ao sobreaquecimento. No entanto, muitos altifalantes têm precauções integradas para evitar o clipping, como circuitos que atuam como limitadores.

O circuito de "soft-clip" tem sido usado em altifalantes desde os anos 80, limitando o sinal no estágio de entrada. Na presença de um sinal de entrada que é, por exemplo, 10 dB superior ao máximo especificado do altifalante, o circuito de soft-clip entra em ação para limitar o sinal e evitar o clipping.

É essencial que um engenheiro de som ao vivo configure o sistema de som de forma a evitar o clipping, porque a falha em fazê-lo pode causar danos aos altifalantes. Quando um sinal atinge o ponto de clipping, os cones dos altifalantes não se movem, pois o sinal com clipping é essencialmente um sinal de corrente contínua durante a duração em que excede os limites da calha de tensão. Isso faz com que toda a potência do amplificador seja usada para aquecer as bobinas de voz em vez de produzir som. Por outras palavras, durante os momentos em que o sinal é achatado, um altifalante é 100% eficiente na conversão de energia em calor.

Fatos sobre clipping:
  • Qualquer sinal com clipping pode potencialmente danificar um altifalante. Não importa se a mesa de mistura, o amplificador ou qualquer outro equipamento de áudio faz clipping do sinal no sistema. Os danos podem ocorrer mesmo quando o amplificador não está em potência total.
  • Os circuitos de proteção de altifalantes integrados não conseguem detetar o clipping e, portanto, não conseguem evitar danos devido ao clipping.
  • Um driver pode falhar ao usar um amplificador muito pequeno. Se um altifalante tiver uma potência nominal superior à do amplificador, o altifalante pode queimar se o amplificador for levado ao clipping.
  • As especificações de manuseio de potência de um altifalante são relevantes apenas para sinais de origem normais sem clipping.
280519

Mais sobre o primeiro comentário.

#2 ·
Clipping revisitado (com mais evidências) Página 2

Em suma, o clipping ocorre quando o amplificador não consegue produzir uma saída de forma de onda senoidal limpa e, em vez disso, produz uma forma de onda com picos planos ou, em condições extremas, uma saída de forma de onda quadrada, que envia corrente contínua para os alto-falantes em vez da tensão CA esperada, o que, por sua vez, faz com que o calor se acumule nas bobinas de voz dos alto-falantes.

Causas de clipping em um amplificador de áudio automotivo:

1. a sensibilidade de entrada (ganho) no amplificador está muito alta, o que faz com que a tensão da linha da unidade principal sobrecarregue o estágio de entrada do amplificador.
2. Aterramento deficiente do amplificador, o que causa um fluxo de corrente inadequado para que a fonte de alimentação do amplificador produza a potência de saída necessária.
3. Calibre (tamanho) inadequado do fio para a quantidade de corrente consumida e comprimento do fio usado para as conexões de alimentação pos(+) e neg(-) nos amplificadores.
4. A necessidade de um alternador maior para fornecer a corrente necessária enquanto o motor do carro está funcionando, ou mais baterias de ciclo profundo para fazer o mesmo enquanto o motor está desligado.
5. A possível necessidade adicional de atualizar as conexões "big 3" na baía do motor do seu carro.
6. Superaquecimento do próprio amplificador, embora isso seja muito incomum e geralmente indique uma falha de instalação ou design.
7. Equalização excessiva do sinal de origem antes de atingir o estágio de entrada do amplificador, o que causa sobretensão em relação à configuração de ganho do amplificador.

Um erro comum na instalação de áudio automotivo para iniciantes é a tendência de uma pessoa compensar a falta de potência do amplificador ou o volume geral desejado pelo sistema de áudio, girando a configuração de ganho no amplificador até o máximo, usando o ganho como um botão de volume. É assim que as pessoas acabam com problemas como amplificadores queimados, alto-falantes queimados e feedback, distorção, chiado do alternador e batidas audíveis constantes dos subs, mesmo em níveis de volume baixos.
O que é clipping do amplificador?

Amplificadores e alto-falantes:
Muitas pessoas fazem a pergunta... Meus alto-falantes podem lidar com este amplificador ou este amplificador vai queimar meus alto-falantes. Bem, a verdade é que qualquer alto-falante pode ser acionado por qualquer amplificador. A única vez que haverá um problema é quando a pessoa que opera o sistema se torna abusiva. A maioria das pessoas (e quero dizer a maioria) aciona seus amplificadores até o clipping. Eu sei o que você está pensando... Eu nunca aciono meu amplificador no clipping. Bem, você deve ser um dos poucos. De modo geral, se você tem amigos que ficam impressionados com o volume alto, você aciona seu sistema no clipping.

Clipping:
A menos que você ouça seu sistema à distância, você não pode ouvir a distorção do clipping até que ela atinja níveis extremos. Eu sei que você está pensando que provavelmente pode ouvir até níveis de distorção de 0,5% na música. Bem, se você estivesse ouvindo um tom de teste em uma câmara anecoica a 80 dB SPL no seu melhor dia, TALVEZ. Mas... devido ao design do ouvido humano, você não pode ouvir níveis mínimos de distorção em SPLs mais altos. Em qualquer SPL acima de aproximadamente 90 dB, seus ouvidos sobrecarregam e não podem converter com precisão a pressão sonora em impulsos elétricos que são enviados ao seu cérebro. Como a maioria dos amplificadores é capaz de produzir mais de um watt de potência e a maioria dos alto-falantes produzirá pelo menos 88 dB de pressão sonora com um watt de entrada a um metro, é muito difícil ouvir distorções mínimas a 10, 20, 50 ou mais watts. Se você realmente quer ver se está acionando seu sistema no clipping, toque alguma música familiar no volume mais alto que você tocaria (quando estiver se exibindo para seus amigos) e afaste-se do seu veículo (com as portas abertas, é claro). Pode ser necessário desligar seus amplificadores de graves para ouvir a distorção nos seus 'agudos'. Acho que você ficará surpreso com os níveis de distorção que ouvirá. Agora, seja honesto se você fizer este pequeno experimento.

Conclusão:
Ninguém pode dizer se você vai queimar seus alto-falantes com um determinado amplificador. Eles podem ser capazes de dizer se um par de alto-falantes será capaz de lidar com uma determinada quantidade de potência RMS contínua. Mas... como eles não sabem seus hábitos de audição ou sua capacidade de ouvir (ou mesmo se preocupar com) a distorção, eles (na minha opinião) não podem realmente dizer se um determinado amplificador (com você no controle de volume) vai queimar seus alto-falantes.

Classificações de alto-falantes

A visão da Crutchfield:

Primeiro, o que é um sinal cortado?
Cortar um sinal, ou quadrar sua forma de onda, ocorre quando o volume de um sinal de origem excede a capacidade eletrônica de um circuito. Digamos que nosso amplificador não possa reproduzir um sinal mais potente do que a tensão V1 pode produzir. Se tentássemos aumentar o volume na fonte, o amplificador não produziria mais tensão, ele distorceria o sinal, eventualmente na forma de uma onda quadrada.
280520

Pop: Um sinal cortado tenta mover o cone muito rapidamente

Você notará que as laterais do sinal cortado são verticais. Isso significa que o sinal tentará mover o cone do sub de totalmente para a frente (ponto E) para totalmente para trás (F) em zero quantidade de tempo, viajando na velocidade do infinito. Nada viaja tão rápido, e o sub ou se rasga tentando, ou o cone oscilante oscila o suficiente para travar a bobina na fenda da bobina de voz do ímã, matando o sub.

Sizzle: Um sinal cortado também diz à bobina de voz para ficar parada e aquecer

As outras partes de uma onda quadrada, a parte superior e inferior, são linhas horizontais que representam os momentos em que o sinal está dizendo ao cone para ficar totalmente para frente ou totalmente para trás. A corrente que flui por uma bobina estacionária apenas aquece a bobina, que nem sequer se beneficia de uma brisa de resfriamento devido ao movimento. A bobina geralmente queima através de um ou mais de seus enrolamentos, ou aquece o suficiente para deformar sua forma, de modo que ela trava na fenda da bobina de voz do ímã.

Há outra razão mais complexa pela qual as bobinas de voz queimam quando submetidas a sinais sobrecarregados e cortados. Uma onda quadrada carrega o dobro da potência RMS de uma onda senoidal da mesma amplitude (altura). Portanto, o sinal não apenas está dizendo à bobina de voz para estourar em uma posição e chiar, mas também está fazendo isso com quase o dobro da potência da capacidade máxima do sub. Normalmente, é a cola que prende o fio da bobina ao antigo que primeiro derrete sob todo o calor, e a bobina cai em sua fenda.

A distorção é o assassino do sub
Baixa potência e baixo volume não prejudicarão um sub - mas a distorção sim. Um sinal cortado é o pior inimigo de um sub. Não é a intensidade que destrói um sub com pouca potência, é tentar obter volume de graves aumentando um sinal distorcido que o faz.

Clipping e danos ao tweeter uma explicação mais matemática:

Em circunstâncias normais, a maioria das músicas não contém altos níveis sustentados de potência de alta frequência. Portanto, em uso normal, tudo correndo bem, a delicadeza relativa dos tweeters não importa. Infelizmente, apesar desta observação geral, às vezes as unidades de tweeter falham. A questão é, por quê?
280521

280522

Clipping do amplificador e danos ao tweeter

E áudio profissional
Esta é uma leitura lúcida. Não vou colar tudo, mas experimente a URL para uma explicação completa.

Frequentemente nos perguntam qual o tamanho do amplificador de potência que recomendamos para um determinado modelo de alto-falante passivo (ou seja, sem alimentação). Em geral, a recomendação é que você escolha um amplificador que possa fornecer potência igual ao dobro da potência média contínua do alto-falante. Isso significa que um alto-falante com uma impedância nominal de 8 ohms e uma potência média contínua de 300 watts, por exemplo, exigiria um amplificador que pudesse produzir 600 watts em uma carga de 8 ohms.

Por que recomendamos um amplificador de potência que é duas vezes maior que o alto-falante? A resposta curta é que um alto-falante profissional de qualidade pode lidar com picos transitórios que excedem sua potência nominal, se o amplificador puder fornecer esses picos sem distorção. Usar um amplificador com alguma folga extra ajuda a garantir que apenas energia limpa e sem distorção chegue ao alto-falante.

Para uma resposta mais completa, a JBL publicou uma Nota Técnica há algumas décadas que detalha as desvantagens de usar um amplificador de potência muito pequeno. É chamado de "Perigo: Baixa Potência". O princípio é tão válido hoje quanto quando a Nota Técnica foi introduzida pela primeira vez. No entanto, queríamos atualizar e modernizar o conteúdo da Nota Técnica porque ela tinha referências a tipos de equipamentos auxiliares que não são mais de uso comum hoje, e porque não mencionava alguns itens mais comuns que são utilizados nos sistemas de som de hoje. Um exemplo é a adição de uma explicação das deficiências de confiar demais em limitadores para a proteção dos alto-falantes e a impressão errada de que adicionar um limitador agora torna aceitável o uso de um amplificador menor. Aqui está uma visão avançada da próxima revisão da Nota Técnica:

Os trilhos de alimentação em um amplificador doméstico médio de 50 Watts por canal serão de aproximadamente 30V. Existem 2 trilhos de alimentação +30V e -30V. Isso é corretamente declarado como + - 30V. A diferença entre os trilhos de alimentação é de 60V. O alto-falante é conectado por um transistor a um trilho de alimentação de cada vez. A tensão máxima para o alto-falante não pode ser superior a 30V. Isso é +30V ou -30V em qualquer ponto no tempo.

Clipping Se o sinal de áudio for acionado na alimentação do trilho, o alto-falante é mantido em 30V por um período de tempo mais longo. Quanto mais a onda senoidal é acionada no clipping, mais ela mudará de forma em direção a uma onda quadrada. A fórmula RMS (pico V x 0,707) para uma onda senoidal, não se aplica mais, porque a tensão no alto-falante permanecerá em 30V, alternando diretamente entre +30V ou -30V, dependendo da frequência. 30V x 30V / 8R = 112 Watts (aproximadamente 100 Watts). Agora podemos ver que a potência para o alto-falante pode ser duplicada simplesmente acionando o amplificador no clipping extremo ou sobrecarga. Muitos guitarristas acionam seus amplificadores em distorção cortada 100% do tempo. Os amplificadores de guitarra têm pré-amplificadores de alto ganho de vários estágios para permitir que a saída seja facilmente acionada no clipping. O som distorcido da guitarra agora permanece em um nível constante e é descrito como 'sustentação'.

280523

E o clipping pode ter algumas vantagens
Image
Image
Image
Image
Um tipo específico de distorção. Se um sinal for passado por um dispositivo eletrônico que não pode acomodar seus requisitos máximos de tensão ou corrente, a forma de onda do sinal às vezes é dita cortada, porque parece em um escopo que seus picos foram cortados por um par de tesouras. Uma forma de onda cortada contém uma grande quantidade de distorção harmônica (consulte o arquivo WFTD distorção harmônica) e geralmente soa muito áspera e dura. O clipping é o que normalmente acontece quando uma saída de amplificador de áudio é sobrecarregada ou sua entrada é sobrecarregada.

Curiosamente, o clipping leve a moderado geralmente não reduz a inteligibilidade de alguns sinais, especialmente a fala. Na verdade, foi demonstrado que a fala cortada é mais fácil de entender do que a fala normal em ambientes ruidosos. Uma razão provável para isso é o aumento do conteúdo de alta frequência que acompanha esse tipo de distorção, o que pode fazer com que um sinal se destaque mais entre outros sons e ruídos. A Aphex e algumas outras empresas usam esse princípio há anos em seus produtos do tipo "exciter". Adicionando a quantidade certa de distorção nas frequências certas, um sinal soará quase mais claro e mais distinto em meio a outros sons, destacando-se mais em uma mixagem.

#4 ·
@gijoe Aqui está a questão sobre clipping. Clipping danifica os alto-falantes devido ao excesso de energia. O alto-falante experimenta mais energia por um período de tempo do que com uma onda limpa, mas a forma da própria onda não é o que danifica um alto-falante, o excesso de energia o faz. A pesquisa que fiz sugere que ambos são causas.

Alguns clipping são perfeitamente inofensivos, e a maioria dos sistemas são configurados para que haja um pouco de clipping ao reproduzir o sistema em voz alta. Dependendo da frequência, alguns clipping nem são audíveis. concordo totalmente

#6 ·
@gijoe Sim, mas um sinal cortado de um amplificador de 20 watts não vai produzir energia suficiente para danificar um alto-falante classificado para 5x essa potência.
Eu não sei sobre isso, eu não sei as tolerâncias.

As pessoas parecem pensar que o corte cria uma quantidade infinita de energia, e que o corte irá destruir qualquer alto-falante que esteja conectado, mas um sinal cortado de um amplificador de 20 watts ainda não vai danificar um alto-falante que é classificado para lidar com 100 watts continuamente.

O corte não cria uma quantidade infinita de energia, e Crutchfield diz isso:
(Crutchfield diz isso: Há outra razão, mais complexa, pela qual as bobinas de voz queimam quando submetidas a sinais sobrecarregados e cortados. Uma onda quadrada carrega duas vezes a potência RMS de uma onda senoidal da mesma amplitude (altura). Portanto, o sinal não apenas diz à bobina de voz para entrar em uma posição e chiar, mas também o faz com quase o dobro da potência da capacidade máxima do subwoofer. Normalmente, é a cola que segura o fio da bobina no antigo que derrete primeiro sob todo o calor, e a bobina cai em sua lacuna.) Meu argumento sobre o corte não se baseia no corte causando mais saída, mas apenas na corrente contínua e nas bobinas de voz estacionárias. Mas dobrar a potência pioraria a situação.
Por que os subwoofers explodem: estrondo, estrondo, estalo e chiado

#7 ·
@JCsAudio Lembra-se dos dias em que o rádio de fábrica do seu carro não tinha EQ de fábrica ou filtros HP no médio-grave e, se você o aumentasse ao máximo, tudo ficava distorcido, mas se você o ouvisse assim por horas, não queimava os alto-falantes? Simplesmente não tinha potência suficiente para exceder os limites térmicos da bobina do alto-falante ou danificá-lo mecanicamente também. Isso era de 8 a 20 watts de corte! Todo adolescente na vizinhança que colocou as mãos no Oldsmobile Cutlass Supreme de 1983 de seus pais fez isso, lol.

Isso é uma evidência anedótica realmente interessante e muda minha posição. Deve haver um limite em pelo menos alguns casos em que um amplificador cortado não queimará um alto-falante específico.

#8 ·
@miniSQ Eu vi isso agora... Sam adicionou o comentário de andy às "coisas mais estúpidas já ouvidas em áudio de carro". Temos um verdadeiro Koontz em nossas mãos com este DA. Sam diz: minha contribuição de hoje em uma conversa sobre se um amplificador de 20 watts ou 200 watts é mais provável de explodir um alto-falante de 100 watts: "Se a suposição é que a classificação do alto-falante é precisa e que os amplificadores serão acionados o mais forte possível, a resposta é simples. O amplificador de 20 watts NUNCA, JAMAIS explodirá os alto-falantes. Nunca. Não importa o quê. Nunca. Eu gostei muito de Koutz, ele era divertido :) Isso foi fora de linha e um julgamento ruim. Eu sinceramente me desculpei no outro tópico e o faço aqui novamente.

#9 ·
@jtrosky Parece que o corte do amplificador só pode danificar uma coluna se a potência RMS do amplificador for igual ou superior à potência RMS da coluna e se o amplificador for levado ao corte. Isso está correto?

Na minha experiência e como vendedor de equipamentos de alta fidelidade, já vi amplificadores pequenos queimarem colunas grandes

E se as classificações do amplificador e da coluna estiverem mais próximas do que no exemplo de Sam, como um amplificador de 90 W e uma coluna de 100 W, o corte do amplificador de 90 W poderia danificar uma coluna com classificação de 100 W (sendo que as classificações estão muito mais próximas do que no exemplo de Sam)?

Eu tentei descobrir isso, sem sucesso.

Estou genuinamente curioso porque obviamente há muita informação contraditória por aí...

Sim, há, e é por isso que comecei o tópico em primeiro lugar. :)

#10 ·
@JCsAudio Os entusiastas devem se preocupar com o corte de amplificadores em áudio automotivo, e especialmente com uma configuração ativa? Acho que não, exceto para o amplificador monobloco e talvez o amplificador que alimenta o driver de médio-grave, onde isso realmente importa. Defina seus filtros HP corretamente de acordo com as capacidades de seus drivers de alto-falante e tenha cuidado com o subwoofer e você ficará bem.[/I] Você provavelmente acertou aqui, exceto que suspeito que muitas configurações ainda tenham crossovers passivos. Poderíamos fazer uma enquete :ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO:🤣🤣🤣🤣

#15 · (Edited)
Sam. Vejo que você está levando para o lado pessoal os argumentos dos trolls dos outros tópicos. Deixe pra lá, cara. Leve na esportiva. Isso está te consumindo desnecessariamente. Tivemos algumas boas conversas juntos. Sente-se e relaxe. Tudo bem discordar coletivamente, mesmo que sua intenção original fosse óbvia...

Ge0
Obrigado geo, essa resposta foi se desenvolvendo quando eu tive um tempo livre durante alguns dias. Eu só queria apresentar meu caso claramente, o que eu não fiz da primeira vez. Está tudo bem, eu leio, pesquiso e escrevo para viver. Algumas pessoas apresentaram alguns bons pontos que me fizeram questionar algo que eu acreditava ser certo. E é apenas cortês responder a eles, e eles me deixaram curioso. Acontece que, pelo que posso dizer, o corte destrói os alto-falantes menos do que eu pensava, mas um pequeno amplificador pode destruir um driver de maior potência quando cortado.

Eu estava procurando por uma pesquisa científica adequada, mas não encontrei nenhuma, então tudo é anedótico e alegações de especialistas.

#18 ·
OK. É assim que funciona. Não faço ideia de como postar fotos aqui.

Quando você corta a onda, harmônicos são adicionados. Esses harmônicos são MÚLTIPLOS da frequência fundamental, então eles são conteúdo de frequência mais alta adicionado à fundamental.

Usamos ruído rosa (ou alguma outra forma de ruído semelhante) em testes de alto-falantes porque é semelhante à distribuição de frequência na música. Um filtro pinking é um filtro passa-baixa de 3dB/oitava. 3dB é 2X potência.

Então, se calibrarmos nosso amplificador para fornecer a potência nominal do alto-falante usando uma onda senoidal, quando ligarmos o ruído rosa que é gravado a 0dB, apenas 20Hz serão reproduzidos com essa potência - vamos chamá-lo de 20 watts.

A 40Hz, o nível será de 10 watts. A 80, 5 watts. A 160, 2,5 watts. A 320, 1,25 watts. A 640, 0,625 watts. A 1280, 0,3125 watts. A 2560, 0,15625 watts. A 5120, 0,078125 watts. A 10240, 0,0390625 watts. E a 20k, será 0,01953 watts.

Então, em nosso alto-falante com um crossover passivo a 2k, o tweeter só precisa lidar com cerca de 0,2 watts para que nosso alto-falante tenha uma classificação de 20 watts.

Quando você corta a porcaria do amplificador para que a onda seja quadrada, todo aquele conteúdo de alta frequência que é adicionado passa direto pelo crossover e destrói o tweeter. Porque o tweeter é projetado para lidar com a parte do espectro com material de programa pelo qual é responsável.

Então, você vai matar o tweeter. Mas o woofer tocará para sempre.

Com o amplificador de 200 watts acionado em seus 200 watts completos, o tweeter receberá 10X a potência, ou cerca de 2 watts. Se o tweeter for projetado para lidar com 0,2 watts, o amplificador de 200 watts o matará tocando música sem nenhum corte. Ele também, se acionado em sua potência total, provavelmente matará o woofer porque fornecerá 10X a potência que o alto-falante é classificado para lidar.

Então, se estamos falando de alto-falantes multi-vias com passivos, acionados pelo mesmo canal do amplificador, o tweeter é morto em ambos os cenários. Se estamos falando em explodir um único driver com um amplificador que é menos de cerca de 2X a capacidade REAL de manuseio de potência do alto-falante, então o amplificador de 20 watts horrivelmente cortado não é problema.

#19 ·
Sam,
Você tem fogo nos olhos e paixão, mas além de alguma mania, eu só vejo algumas alegações e discussões sobre o que é.

Alguém poderia resolver isso em uma hora em um laboratório de eletrônica do ensino médio. E quase todo mundo diz para não usar um osciloscópio, apenas sintonizar de ouvido.

Poderia diminuir um pouco o ritmo em alguns desses tópicos?

• Like
Reactions: Sam Spade
#22 · (Edited)
Sam,
Você tem fogo nos olhos e paixão, mas além de alguma mania, eu só vejo algumas alegações e discussões sobre o que é.

Alguém poderia resolver isso em uma hora em um laboratório de eletrônica do ensino médio. E quase todo mundo diz para não usar um osciloscópio, apenas sintonizar de ouvido.

Poderia-se aliviar um pouco o acelerador em alguns desses tópicos?
Eu não tenho mania, infelizmente, é muito divertido.

Eu estava apenas tentando encontrar alguns artigos de pesquisa de qualidade, o que não consegui, e mostrar algum respeito pelos pontos bons e interessantes feitos por outras pessoas. E os pontos de @GotFrogs me fazem pensar sobre o ponto de @JCsAudio sobre o 1983 Oldsmobile Cutlass Supreme sendo levado ao corte por adolescentes em todos os EUA. Talvez eles tivessem drivers de gama completa, mas sem tweeters, para que pudessem aguentar a surra?

Então, o que você está dizendo @GotFrogs é que o corte que explode os alto-falantes médios/woofer é um mito urbano, e os drivers de alta fidelidade domésticos, além dos tweeters, que voltaram mortos com tipicamente 30-60 watts RMS em 8 ohms, impulsionando alto-falantes de 100-200 watts, provavelmente tinham alguma outra falha?

#20 ·
E é por isso que você DEVE desconectar o tweeter ao definir os ganhos com o osciloscópio ou o DD-1 e uma faixa de onda senoidal de 0dB - porque o tweeter NÃO suportará e nunca foi projetado para suportar 100 watts contínuos, apesar da classificação. Ele foi projetado para lidar com uma parte de um espectro específico quando o nível da parte mais alta do espectro (20Hz) foi calibrado em 100 watts.

#26 ·
Quando você tem o recorte como é mostrado no desenho animado, não há DC sendo enviado para os tweeters.
O que está acontecendo é que a onda quadrada em, digamos, 1000 Hz tem uma representação no domínio da frequência que não é mais um tom de 1000, mas toda a expansão harmônica ao infinito... mas principalmente harmônicos pares em 2, 4, 8 e os harmônicos ímpares e 3k, etc.

Portanto, o recorte pode ser abordado com o conteúdo de baixa frequência na música, e então o conteúdo MR e de frequência mais alta é como uma cerca em cima disso, e ele bate contra os trilhos e o transforma em uma mangueira de incêndio de harmônicos de alta frequência de uma onda quadrada.

Em um carro, as pessoas normalmente usam um DSP, e não há recorte de nenhum conteúdo musical na faixa de 3-20 kHz... a menos que aumentem a estrutura de ganho.

Em um sistema doméstico, é comum adicionar um subwoofer e instalar um filtro passa-altas nos alto-falantes principais para remover aquelas grandes ondas e ondas rolantes de baixa frequência.
Mesmo meus alto-falantes de 35 anos têm entradas bi-amp em suas entradas XO passivas, e há um subwoofer que é apenas plug-n-play para aliviar as baixas frequências dos alto-falantes principais.

Dito tudo isso, mesmo indo para um amplificador de 250W, alguém ainda vai colocá-lo em 11.
Essa parte é apenas comum e o motivo pelo qual temos um botão de ganho ou mantemos as crianças longe do aparelho de som.