DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

As colunas Focal Flax de 2 vias estão a magoar os meus ouvidos

22K views 48 replies 27 participants last post by  Ziggyrama  
#1 ·
Carro: 2013 Toyota Camry
Unidade principal: Alpine CDE-W265BT
Alto-falantes: 2 conjuntos Focal Flax de 2 vias, dianteiro e traseiro. Tweeters dianteiros nos painéis do para-brisa, tweeters traseiros montados próximos aos woofers. Crossovers passivos estão sendo usados.
Amplificador: Alpine PDR-F50
Subwoofers: 2 Alpine Type-R 12's em uma caixa com porta
Amplificador do subwoofer: JL Audio 1000w monobloco
Porta-malas e portas dianteiras têm amortecimento de som.
A instalação foi feita profissionalmente por um revendedor de alta reputação em Nor Cal.

Tenho esses alto-falantes no meu carro há alguns meses e, apesar dos ajustes de EQ, eles machucam meus ouvidos consistentemente, mesmo em volumes mais baixos. No início, pensei que fosse sibilância com esses e caixas, mas cortar essas frequências (1k, 2k, 7k, 8k, 10k) só parece embaçar o som, não consertar a dor sônica penetrante.

Algumas pessoas com quem conversei sugerem que são as próprias gravações que estão causando o problema, com o qual posso concordar em certa medida, mas não sinto esse mesmo nível de agressão dolorosa de outros alto-falantes.

Aqui estão alguns álbuns aleatórios que machucam:

O novo álbum do New Order
O novo álbum do Birds and the Bee
O novo álbum do Peaches
Álbum Crystal Method - Vegas
Álbum Dr. Dre - Compton (embora seja conhecido por ser agressivo)
O novo álbum do Leftfield
O novo álbum do Jamie XX

No geral, o problema aparece em músicas de todos os estilos diferentes.

Outros sugeriram que este é um problema de crossover e que preciso ir para ativo ou atenuar os tweeters. Eu entendo que é algo que eu poderia tentar, mas teria que gastar muito mais dinheiro para ir para ativo, o que, nesse ponto, talvez eu devesse apenas trocar por alto-falantes diferentes.

Alguém mais já teve problemas como esse antes, ou possui um par da série flax que não machuca?

#3 ·
Esse seria também o meu primeiro passo. Nunca fui fã de tweeters focais, exceto os eutopia b, mas acho que você deveria conseguir obter um som que goste no geral, mesmo com eles.

#5 ·
Os tweeters Focal em geral parecem ser bastante conhecidos por serem um pouco ásperos. Eu não tinha os tweeters Flax, mas tinha um conjunto de componentes Focal PS 165 onde troquei os tweeters por um conjunto de ScanSpeak D3004s, e isso fez uma grande diferença em termos de redução da aspereza e brilho sem perder a clareza. Também consegui cruzá-los um pouco mais baixo. Além disso, eles funcionam muito bem com os woofers Focal de 6,5". Estou rodando ativo, no entanto, mas trocar os tweeters pode ser algo a considerar se o seu orçamento permitir.

#6 ·
Muito estranho, acho que o Flax soa muito suave com um nível sutil de calor em comparação com muitos outros. Eu amo Jamie xx, embora eu não tenha ouvido o novo álbum nos tweeters Flax ainda, mas vou fazê-lo muito em breve. Que álbum incrível!

#7 ·
Substituir os tweeters também não precisa ser caro se você decidir experimentar isso.

#8 ·
Desde que o crossover possa lidar com isso, basta remover os tweeters traseiros completamente, não há uma boa razão para ter as altas frequências atrás de você, e é muito difícil sintonizar vários tweeters para um bom som.

#9 ·
Eles também machucaram meus ouvidos por um tempo. Depois que eles amaciaram e eu coloquei um rta neles para sintonizar, eu realmente gostei deles. Acho que o que está te machucando não tem nada a ver com os tweeters. A faixa média superior no woofer pode ficar áspera. Se você cortar nessa cúpula, essas caixas de som ficam muito cheias e quentes. Descobri que uma leve curva de equalização descendente parece ser a mais adequada para elas.

#10 · (Edited)
Eles também machucaram meus ouvidos por um tempo. Depois que eles amaciaram e eu coloquei um rta neles para sintonizar, estou realmente gostando deles. Acho que o que está te machucando não tem nada a ver com os tweeters. A faixa média superior no woofer pode ficar áspera. Se você cortar nessa cúpula, essas caixas de som ficam muito cheias e quentes. Descobri que uma leve curva de eq descendente parece ser a mais adequada para elas.
Isso e ele está usando um amplificador fraco para essas caixas de som. O f50 não é tão potente e aposto que ele tem picos em FR exatamente onde seu pequeno equalizador de 9 bandas ou qualquer deck básico não cobre. As coisas de linho são agradáveis de ouvir, e os tweeters podem soar bem, desde que nada seja impulsionado

#11 ·
Obrigado a todos pelas respostas até agora. Concordo com drop1, acho que é mais um problema de gama média superior em comparação com o tweeter, mas não tenho 100% de certeza disso. Falei com um representante da Orca há algum tempo e parece que a frequência de crossover dos tweeters está acima de onde percebo o problema. É difícil ter certeza, no entanto, pois obviamente ainda não resolvi o problema.

É interessante ouvir um comentário sobre o meu amplificador. De acordo com as especificações da Focal, o meu amplificador deve corresponder a estas colunas e foi recomendado pelo meu revendedor, mas talvez eu precise de um amplificador maior e mais potente para realmente fazê-las cantar. Não sou contra essa ideia, pois atualizar para um amplificador maior não seria necessariamente tão caro se eu comprasse usado.

Essa era outra preocupação, o equalizador de 9 bandas é meio ruim em comparação com os equalizadores que estou acostumado a usar para produção de áudio. Gostaria de ter um processador algum dia, mas antes de gastar mais mil, quero ter certeza de que isso resolverá o problema subjacente.

#12 ·
Obrigado a todos pelas respostas até agora. Concordo com drop1, acho que é mais um problema de gama média superior em comparação com o tweeter, mas não tenho 100% de certeza disso. Falei com um representante da Orca há algum tempo e parece que a frequência de crossover dos tweeters está acima de onde percebo o problema. É difícil ter certeza, no entanto, pois obviamente ainda não resolvi o problema.

É interessante ouvir um comentário sobre o meu amplificador. De acordo com as especificações da Focal, o meu amplificador deve corresponder a estas colunas e foi recomendado pelo meu revendedor, mas talvez eu precise de um amplificador maior e mais potente para realmente fazê-las cantar. Não sou contra essa ideia, pois atualizar para um amplificador maior não seria necessariamente caro se eu comprasse usado.

Essa era outra preocupação, o equalizador de 9 bandas é meio ruim em comparação com os equalizadores que estou acostumado a usar para produção de áudio. Gostaria de ter um processador algum dia, mas antes de gastar mais mil, quero ter certeza de que isso resolverá o problema subjacente.
9 bandas são suficientes para obter um bom tom dessas colunas.
Tenho um corte bastante forte em torno de 1khz no eq. 2 e 3khz impulsionados um pouco e tudo acima disso cortado em cerca de 4 db.

#14 ·
Eu ouvi os flax de 3 vias, mas não os de 2 vias. Os drivers da série flax que ouvi são alguns dos Focals com o som "menos áspero" que ouvi, e eles podem ser controlados para soar muito bem, se apresentados como um par singular posicionado e sintonizado corretamente à frente da posição do ouvinte.

No entanto, se um par adicional for adicionado, nada menos que atrás do ouvinte, isso apresenta um desafio de ajuste quase impossível, mesmo para o melhor equipamento e os melhores afinadores.

Não é surpresa ler que essa configuração machuca os ouvidos.

Se o objetivo desta instalação é a reprodução superior do som, livrar-se do "palco frontal" traseiro seria um primeiro passo lógico.

A maioria das pessoas não quer nem precisa de um "palco traseiro", então livre-se disso, a menos que seja isso que você gosta, é claro. Em vez disso, invista no desenvolvimento de um palco frontal singular e torne-se ativo.

Se nada mais, essa atitude por si só cortará sua dor pela metade.
Eu concordo com isso. Eles montam muito bem e, uma vez sintonizados para soar corretamente, é exatamente isso que eles fazem.

#15 ·
Eu costumo desligar os alto-falantes traseiros com o fader quando estou dirigindo sozinho. Ainda dói, no entanto.

Eu concordo com o palco traseiro. Para algumas músicas, soa ok, mas para a maioria o sistema soa melhor com apenas o palco frontal.

#16 · (Edited)
I often turn the rear speakers off with the fader when it is just me driving. It still hurts though.

I agree with the rear stage. For some music it sounds ok, but for most the system sounds better with just the front stage.
O palco traseiro deve ser calorosamente descartado... Faça isso, não olhe para trás!

Um palco traseiro só vai confundir a bondade que a extremidade frontal está produzindo.

Honestamente, já é difícil o suficiente tentar sintonizar um único par de satélites; não dificulte tanto a vida tentando vencer esta batalha perdida de sentar entre quatro deles!

A menos que você esteja indo para um sistema surround completo com um processador adequado para suportar isso, esqueça! ;)

#17 ·
Nada fere o ouvido como 2 tweeters ligeiramente desalinhados um com o outro. 4 tweeters só amplificarão isso a níveis insuportáveis.

Se você for passivo, será forçado a girar os tweeters para um ponto quase preciso para alinhá-los.

#18 ·
Antes de comprar ou alterar qualquer coisa, use um rta e reproduza um ruído rosa para ver onde as frequências estão muito altas. Espero que você tenha o poder de processamento para domá-lo(s). Acho que existem alguns aplicativos rta que são gratuitos também.

#39 ·
Antes de comprar ou mudar alguma coisa, use um rta e reproduza um pouco de ruído rosa para ver onde as frequências estão muito altas. Espero que você tenha poder de processamento para domá-lo(s). Acho que existem alguns aplicativos rta que são gratuitos.
^^ Exatamente.

Você está usando equipamentos no valor de milhares de dólares. Por favor, não me diga que você está rodando sem um EQ?

Isso é essencial; em um carro, é literalmente impossível obter um bom palco sonoro e uma resposta de frequência suave sem EQ.

#19 ·
Tenho usado um aplicativo RTA gratuito no meu iPhone, ruído rosa, e também tenho observado o RTA enquanto a música está tocando. Eu tendo a ver picos em torno de 1k, 2k e 5k. Eu abaixei essas frequências e em volumes baixos geralmente soa bem. Se eu aumentar, no entanto, meus ouvidos são como 0_0.

Talvez meu volume percebido de moderado esteja acima de 90db e na faixa de dano. Vou ver se consigo encontrar um aplicativo spl para o meu telefone ou encontrar alguém com um medidor para ver onde estou.

Eu acho que vou olhar mais para vender o palco traseiro e tornar o palco frontal ativo. O dinheiro da venda do palco traseiro poderia ir para um amplificador ou processador mais potente.

#20 ·
Se você mantiver o palco traseiro para os passageiros, poderá colocar qualquer coaxial antigo lá e alimentá-lo pelos canais traseiros das unidades principais, dedicando seu amplificador de 4 canais para funcionar ativamente.

#21 ·
if you do keep the rear stage for passengers, you could put any old coaxial in there and power it off the headunits rear channels, dedicating your 4 channel amp to going active.
Muito bom conselho e é exatamente assim que meu sistema está configurado e quando não há passageiro, eu desapareço para a frente para que meu palco sonoro volte para onde meu instalador ajustou meu sistema.

#23 ·
Eu continuaria a reduzir 1K (especialmente 2K, 2,5K e 3,1K) e tentaria 4K, 5K e 8K para ver se isso ajuda. 2,5K sendo o pior no que diz respeito a machucar meus ouvidos. Elimine isso o máximo possível. Se você tiver um equalizador paramétrico, deixe-o bem gordo e corte o máximo possível.

Há dor de alcance médio e dor de tweeter.

#24 ·
Eu medi meus volumes de audição típicos com um aplicativo de dB gratuito no meu telefone e percebi que o que considero um volume moderado a baixo está em torno de 90dB :/. Eu me pergunto se talvez parte do meu problema seja ouvir música muito alto. Meus volumes típicos nunca foram tão altos a ponto de virar cabeças ou fazer meu cabelo se mover, mas notei que a dor não tem sido tão ruim nos últimos dias, mantendo-o um pouco abaixo de 90dB. Simplesmente não é tão divertido :p.

Mas ainda assim, mesmo em ~90dB, parece um pouco agudo na faixa média. Atualmente, tenho 1,2 e 2k para baixo em -4 ou -5, e então o resto da faixa superior em -3. Os alto-falantes traseiros foram desligados. É difícil porque, embora o EQing tenha ajudado um pouco com a aspereza, ainda não parece exatamente o que eu esperava pela quantia de dinheiro que paguei por esses alto-falantes.

Vou continuar ajustando o EQ um pouco mais, usar o aplicativo RTA no meu telefone e testar diferentes curvas.

#27 ·
No entanto, mesmo a ~90db, parece um pouco agudo na gama média. Atualmente tenho 1,2 e 2k em -4 ou -5, e depois o resto da gama superior em -3. As colunas traseiras foram desligadas. É difícil porque, embora o EQing tenha ajudado um pouco com a aspereza, ainda não parece bem o que eu estava à espera pela quantia de dinheiro que paguei por estas colunas.
Experimentou trocar a polaridade nos tweeters? Não custa nada, mas um pouco de tempo para fazer a troca.. Eu entendo que se os crossovers forem montados dentro das portas, você pode querer tentar equalizá-lo em vez disso..

É tão fácil de fazer no 80prs :D

#25 ·
Eu ouço o meu sistema geralmente em torno de 95DB com alguns picos acima de 100. Em algumas faixas, as guitarras altas, a torcida da plateia ou os vocais femininos me fazem diminuir o botão de volume. Talvez você possa tentar uma troca rápida e barata de alto-falantes e ver se essa aspereza desaparece? Espero que você possa consertá-lo com mais ajustes. Em retrospectiva, mas é sempre melhor demonstrar os alto-falantes antes de gastar seu $$$$ suado. Talvez uma lição cara. Ouça o máximo de sistemas que puder e descubra o que você mais gosta. Os ouvidos e gostos de todos são diferentes. As avaliações são subjetivas. Pelo menos se você ouvir um sistema que realmente gosta, saberá que não estará fazendo outra aposta.

#28 ·
Essa é a questão. Eu demonstrei essas caixas de som na loja e elas soaram ótimas. Claro, isso foi em uma sala de demonstração.

Eu ainda não tentei inverter a polaridade dos tweeters, mas vou analisar isso. Também estou pensando em voltar à loja e usar o RTA deles para ver como ele corresponde ao meu aplicativo de telefone gratuito. Eles têm uma unidade legal lá, ou talvez eu tenha sorte e apareça em um dia em que Gary estiver por perto.

Eu posso ser capaz de encontrar uma maneira de testar outras caixas de som também.

Enquanto isso, vou continuar ajustando a afinação.

#29 ·
Você está usando os componentes ps165f ou ps165fx? A série fx tem crossovers muito mais flexíveis. Eu tentaria trocar a polaridade dos tweeters e verificar a inclinação em que os alto-falantes são cruzados. Pode haver uma reflexão ou algo causando o pico de frequência

#30 ·
Uma coisa sobre os alto-falantes Focal, no entanto, se você verificar seus RMS e pico, é muito baixo. Você não precisa de muita potência para empurrá-los porque eles são muito eficientes. Ouvi dizer que os tweeters Focal são ásperos, mas com o Flax... todo mundo diz que eles são muito suaves.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

#31 ·
Eu demonstrei esses, e os Flax 165FX foram os alto-falantes que me fizeram reconsiderar a Focal. Achei-os ainda do lado brilhante, mas não tão punitivos quanto tudo o que ouvi da Focal antes. De qualquer forma, isso não resolve seu problema :) mas deve ser recuperável.

Primeiro, eu desconectaria os tweeters traseiros. Se eles estão te incomodando, menos deles deve ser uma coisa boa. Em seguida, inverta a chave -3db nos crossovers

http://www.focal.com/usa/en/index.php?controller=attachment&id_attachment=3970

Em alto volume, tanto os alto-falantes quanto os amplificadores podem distorcer massivamente. Com o Alpine de 85wpc, você já está no que o alto-falante pode suportar. Com qualquer potência, estamos mais interessados no nível de distorção que vem com ela. A Alpine joga seguro e especifica 0,07% THD na potência nominal.

O alto-falante também parece ser bastante eficiente: Potência nominal: 80W. Sensibilidade (2,83V/1m): 91,3dB

#33 ·
Lots of bad advice here...
Sério? É isso que você vai contribuir para esta discussão? :confused:
Deixar uma pequena alfinetada como essa e ir embora faz você parecer que sabe mais do que todos os outros, mas não está disposto a ensinar ninguém, apenas a apontar seus fracassos e rir.

Prove que eu estou errado.