DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

Alguém já tentou construir uma caixa Extended Bass Shelf (EBS)?

9.7K views 10 replies 6 participants last post by  sqshoestring  
#1 ·
Tenho brincado um pouco com o WinISD ultimamente por diversão, e gosto muito das opções EBS para caixas ventiladas (ambas as opções -3 e -6 dB).

Estou curioso para saber se alguém realmente ouviu uma em um carro e poderia comentar sobre o som.

Parece ser o design ventilado menos eficiente na região de 30-80+ Hz, com grande extensão abaixo.

Estou mais interessado em saber sobre a qualidade do som e o desempenho transiente, pois as caixas são muito maiores. Estou sob a suposição geral de que entre caixas seladas e ventiladas, as caixas maiores tendem a soar mais rápido em ventiladas, como fazem com as seladas (QTC inferior).

Pode parecer um preço alto a pagar com a caixa maior, mas supostamente ainda é mais eficiente de 30 a 80 hertz do que uma caixa selada de 0,5 QTC.

#2 ·
Construído há um ano (meados dos anos 90?) com um par de Atomic 8s na parte traseira de um Ford EXP de 87. Não são subs super potentes, mas aqueles que eram classificados para cerca de 150 cada e cerca de 8 mm de curso, se bem me lembro... foi há muito tempo, né? De qualquer forma, eu projetei a caixa para a extensão que eles deram, mas também sacrifiquei um pouco de impacto na resposta superior, então eles tendiam a soar um pouco secos em alguns gêneros, mas não tão secos quanto um selado superdimensionado. Hip hop tocava bem, R&B razoavelmente decente, música bass (vários de Bass 305 a DJ Billy E) foi impressionante para os pequenos anões. O tamanho geral da caixa não era enorme, então eu dei sorte com isso e eles estavam sendo alimentados com cerca de 50 watts cada. Se eu estivesse em SQ naquela época, talvez tivesse sido suficiente. Mas isso é tudo o que eu realmente posso dizer....

#4 ·
Construí um há anos (meados dos anos 90?) com um par de Atomic 8s na parte de trás de um Ford EXP 87. Não são subs super robustos, mas os que eram classificados para cerca de 150 cada e cerca de 8 mm de curso IIRC... foi há muito tempo, né? De qualquer forma, eu projetei a caixa para a extensão que eles deram, mas também sacrifiquei um pouco de impacto na resposta superior, então eles tendiam a soar um pouco secos em alguns gêneros, mas não tão secos quanto um selado superdimensionado. Hip hop tocava bem, R&B razoavelmente decente, música bass (vários de Bass 305 a DJ Billy E) foi impressionante para os pequenos anões. O tamanho geral da caixa não era enorme, então eu dei sorte com isso e eles estavam sendo alimentados apenas com cerca de 50 watts cada. Se eu estivesse em SQ naquela época, talvez tivesse sido suficiente. Mas isso é tudo o que posso realmente dizer....
Obrigado pelas informações!Duas coisas:a) Como foi o desempenho transiente em comparação com os selados superdimensionados?b) Qual era o tamanho de cada caixa e qual era a frequência de sintonia aproximada?

#8 ·
Eu tenho um Kicker L7 15 em um gabinete EBS. A caixa tem 7,11^ft, menos sub, porta e reforço. Ela é sintonizada em 27 Hertz e, se eu me lembro corretamente, está em torno de 119% do máximo recomendado (EBS é 125% - 175% do recomendado para o sub escolhido, então o tamanho variará de uma marca para outra) para o L7. O ponto crucial (trocadilho intencional) aqui é que estou entregando apenas o RMS dos subs de 1.000 watts. Estou usando um DX1000.1 e tenho o sub DVC de 4 Ohms conectado em paralelo a 2 Ohms. O sistema produz grandes quantidades de graves e atrai bastante atenção por ser um equipamento Kicker antigo. Pesquisei muitos projetos de caixas com porta antes de escolher o projeto EBS e, na verdade, o tinha em um gabinete selado que tinha um QTC de 0,779 e ele funcionava muito bem nele. No entanto, ele literalmente não chega nem perto disso na caixa EBS. Tenho fiação elétrica de calibre 2, sem bateria extra e um alternador original e tenho essa configuração há quase 2 anos sem um único problema. O HU é Power Acoustik, sem loudness e sem graves no HU - eu só uso o botão de graves do amplificador. Tenho 2 coaxiais Pioneer 6.5 na frente com 2 tweeters de porta e nada nas portas traseiras. Vale a pena ter se for feito corretamente e a extensão existir acima e abaixo da frequência de sintonia da minha caixa. No que diz respeito à forma como soa, torna-se viciante - para mim pessoalmente de qualquer maneira - entrar na minha caminhonete todos os dias e ter todos os graves que eu quero sem o ridículo de ter um sistema de som de 150 DB + para me preocupar em manter baixo também é uma vantagem. Ele soa e se sente incrível.

#10 ·
uuumm. what is a EBS enclosure ? :blush:
A versão com porta de usar um gabinete selado excessivamente grande para extrair a extensão de baixa frequência máxima possível. É claro que a ressalva para ambos é perder algo na faixa superior. A coisa boa é que você geralmente obtém um pouco mais de "thump" com a versão com porta em comparação com a selada. Descrições e comparações mais técnicas podem ser encontradas no Cookbook de Dickason.

Enviado do meu SM-G900V usando o Tapatalk

#11 ·
Aposto que fiz isso em uma das minhas primeiras configurações, muito tempo atrás. Eu tinha um hatchback e construí esta caixa que o preenchia, tinha cerca de 4+cf. Eu tinha 4 dez polegadas nela. Não estava feliz e tirei duas, acabei deixando as duas que atiravam nos cantos traseiros. Então tentei portá-la com 4cf com dois dez polegadas. Experimentei diferentes comprimentos de portas. Eu estava tentando obter graves e volume, é claro, mas queria 30Hz como uma configuração IB em outro carro que eu tinha. Funcionou, eu realmente mexi com as pessoas com essa configuração, os subs ainda eram um grande negócio naquela época. No entanto, eu ainda tinha uma caixa enorme no carro. Acabou com uma porta bem curta funcionando melhor.

Então, não posso sair antes de dizer que realmente quero portar meus IB 15s agora. Mas do jeito que está, não vejo como posso colocar uma porta grande lá. Me livrar do carro em breve meio que me irrita por não ter tentado pelo menos para ver o que acontece. Mas não vejo sentido em destruir o defletor ou arrancar o deck e construir uma porta complexa para caber lá. Eu acho que caixas grandes têm algo diferente quando se trata de portas, como se elas quase descarregassem sem cancelar ou algo assim. Mas se você quer essa faixa IB baixa, é isso que você quer, certo?