DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

Como soa um sistema de resposta "plano"?

1 reading
15K views 52 replies 26 participants last post by  Mic10is  
#1 ·
Nunca estive dentro de um carro que foi calibrado para ser plano. O som é mais "dinâmico?", "sem graça?" falta o estrondo de graves?

Todas e quaisquer opiniões são bem-vindas

Obrigado

Randy

#12 ·
you gotta just hear it. It's not necessarily bad once you get used to it but the upper mids will be hotter than what you may like.
Eu sei como soa plano. Eu não sei o que você quer dizer com "para a frente".

Enviado do meu SCH-I510 usando o Tapatalk 2

#16 ·
if they are flat headphones :D
fones de ouvido planos custam mais do que um conjunto decente de componentes. Meus byerdynamics são planos, soa incrível para mim. Se eu precisar de equalização, posso fazer isso.

#14 ·
A maioria das pessoas nunca ouviu falar de um carro plano e não tem ideia do que está falando. Elas pensam erroneamente que plano em um RTA = plano. Se você quiser saber se um sistema é plano, você precisa usar a resposta gated para ver se os alto-falantes têm uma resposta plana. Um sistema de som verdadeiramente plano soa excelente, basta ouvir um bom par de fones de ouvido ou monitores de estúdio.

#15 ·
A maioria das pessoas nunca ouviu falar de um carro plano e não tem ideia do que está falando. Elas pensam erroneamente que plano em um RTA = plano. Se você quiser saber se um sistema é plano, você precisa usar a resposta com portão para ver se os alto-falantes têm uma resposta plana. Um sistema de som verdadeiramente plano soa excelente, basta ouvir um bom par de fones de ouvido ou monitores de estúdio.
Isto

Enviado do meu Sony Tablet S usando o Tapatalk 2

#17 ·
Flat é o santo graal da resposta de frequência. Sem picos, sem equalização necessária. Idealmente, uma resposta de frequência verdadeiramente plana de um sistema levará ao som mais natural. O lugar onde isso quase sempre falha são os alto-falantes que têm muitos picos e entalhes na resposta e, além disso, o ambiente em que eles tocam também pode ter um grande efeito. Então, geralmente, quando ouço meus fones de ouvido, mantenho todo o EQ plano e eles sempre soam mais naturais e, geralmente, tento sintonizar meu sistema de som com isso como referência.

Mas tudo isso é psicológico, você precisa de experiência para se basear nisso. Vá ouvir uma banda de jazz ao vivo ou uma orquestra clássica de perto, sem amplificação, sem equipamentos eletrônicos. Jazz e música clássica geralmente têm uma faixa dinâmica e resposta de frequência muito maiores do que a música moderna, que agora parece querer soar o mais "alto" possível. Em seguida, ouça boas gravações de jazz ou música clássica em um bom fone de ouvido, deve soar como um show ao vivo com EQ plano. O material Telarc é praticamente o padrão ouro de boas gravações instrumentais. Então, geralmente, você será capaz de identificar melhor as falhas da resposta de um sistema de áudio.

#18 ·
Uma resposta plana não significa que você ouvirá tudo exatamente da mesma forma. Por exemplo, baixo com a mesma intensidade que bateria, vocais, teclados, oboé, theremin, etc... Plana significa que você ouvirá a gravação como ela foi mixada/editada/*insira o termo correto aqui*. Se foi mixada com vocais proeminentes, os vocais serão proeminentes, se a faixa for grave, ela soará grave.

Então, com um sistema plano, você ouvirá como ele foi projetado para soar. Isso significa que você está à mercê da gravação. Acho que é por isso que muitas pessoas baseiam a escolha do equipamento de áudio no gênero musical.

#19 ·
Plano significa que você ouvirá a gravação como ela foi mixada/editada/*insira o termo correto aqui*. Se foi mixada com vocais proeminentes, os vocais serão proeminentes, se a faixa for grave, ela soará grave.

Então, com um sistema plano, você o ouvirá como ele foi projetado para soar.
A última coisa em sua citação que eu cortei deve ser a primeira. A primeira parte não está totalmente correta.

Mesmo caixas de som ruins terão vocais mais proeminentes se os vocais forem proeminentes, mais graves se os graves forem mais proeminentes, simplesmente não será como pretendido.

As pessoas pensam imediatamente em monitores de estúdio, mas sempre tenha em mente que os Auratone 5c e Yamaha NS10's são/eram muito populares, ambos os quais estão longe de serem planos e a maioria de vocês acharia que soam como merda. Mas se você conseguir acertar sua faixa de médios na mixagem, estará certo.

#20 ·
Sim, acho que algumas pessoas precisam repensar o que "plano" significa. Em termos básicos, significa entrada = saída. O som será, em última análise, ditado pela gravação. Muita música popular é gravada de forma semelhante, e assim você pode correlacionar "plano" a uma descrição particular do som, mas nem sempre é assim.

Eu ouço algumas músicas planas, ouço outras músicas com os graves ou agudos ajustados, e ouço algumas músicas com inclinação descendente de 20-20k - que é a linha de base de como meu sistema é calibrado.

#27 · (Edited)
Sim, acho que algumas pessoas precisam repensar o que significa plano. Em termos básicos, significa entrada = saída. O som será, em última análise, ditado pela gravação. Muita música popular é gravada de forma semelhante, e assim você pode correlacionar "plano" a uma descrição particular do som, mas nem sempre é o caso.

Eu ouço algumas músicas planas, ouço outras músicas com os graves ou agudos ajustados, e ouço algumas músicas com inclinação descendente de 20-20k - que é a base de como meu sistema é calibrado.
E...

Mesmo que a resposta de frequência seja absolutamente, perfeitamente "plana", no sentido de que um microfone perfeitamente calibrado e ferramentas de medição objetivas são usadas para validar conclusivamente que cada nível de db em todo o espectro é de igual db quando a média é feita ao longo do tempo, então nossas percepções dessa resposta ainda serão alteradas devido à teoria da igualdade de volume e às sensibilidades pessoais aos sons em diferentes faixas ou à sua falta). Assim, esta questão é, em última análise, subjetiva, enquanto certos temas podem ser resumidos.

Eu gosto do que você disse sobre entrada = saída. Para mim, é assim que eu defino "plano"... embora tecnicamente possa ser frequências de igual volume em toda a curva ou frequências de igual volume percebido em toda a curva.

Por favor, zombe com sensibilidade... Eu sei que ainda sou um "newby" :icon_bs:

#22 ·
Eu gosto de plano. Acho que meu sistema está bastante próximo em velocidades de rodovia. Em parada total, há muito baixo - mas assim que o cancelamento de ruído / vibração entra em ação em velocidade, o resultado líquido é provavelmente próximo de plano. Eu ajusto o sistema para que cada gravação que eu ouço soe bem - independentemente de como foi mixada. Parece que quanto mais próximo de plano, melhor para essa abordagem.

#23 ·
Uau...muita desinformação aqui.

"Plano" significa que, se você medir o som na posição de audição, todas as frequências são reproduzidas no mesmo nível. Gostar ou não disso tem muito mais a ver com ONDE você está ouvindo.

Um sistema de alto-falantes que tem uma resposta perfeitamente plana configurado na mesma sala onde a gravação foi feita, soaria muito parecido com o evento original, em termos de resposta de frequência.

Mova esses mesmos alto-falantes para uma sala diferente, e eles não soariam da mesma forma - a sala adiciona sua própria "cor" ou alterações na resposta de frequência que você ouve. Além disso, parece que em salas menores, gostamos de graves adicionais para que o som seja percebido como preciso.

Carros são salas pequenas. Gostamos de muito mais graves em carros - cerca de 9dB abaixo de 60Hz é o que eu acho que é a norma, depois de 25 anos de ajuste de carros para todos os tipos de ouvintes. Além disso, o carro tem muitas superfícies reflexivas, todas muito próximas dos alto-falantes e de seus ouvidos. Por causa disso, a curva que muitas vezes soa melhor em um carro é uma resposta medida que tem aproximadamente a mesma forma que a resposta de potência de um alto-falante projetado para fornecer uma resposta plana em uma sala muito maior. O reforço de graves abaixo de 60Hz e uma saída de alta frequência gradualmente decrescente "soam" mais precisos em um carro, como uma resposta mais plana soa mais precisa em uma sala maior.

Não há necessidade de fazer medições de resposta de frequência com portão em um carro. Você terá que aplicar uma janela tão pequena para eliminar as reflexões que só poderá aproximar uma resposta anecoica em frequências MUITO altas. Além disso, não há necessidade de considerar a resposta do alto-falante e a resposta da sala como separadas em um carro, porque as reflexões chegam tão rapidamente após o som direto dos alto-falantes.

#26 ·
Uau...muita desinformação aqui.

"Plano" significa que, se você medir o som na posição de audição, todas as frequências são reproduzidas no mesmo nível. Goste ou não, isso tem muito mais a ver com ONDE você está ouvindo.

Um sistema de alto-falantes que tem uma resposta perfeitamente plana configurado na mesma sala onde a gravação foi feita, soaria muito parecido com o evento original, em termos de resposta de frequência.

Mova esses mesmos alto-falantes para uma sala diferente, e eles não soariam da mesma forma - a sala adiciona sua própria "cor" ou alterações na resposta de frequência que você ouve. Além disso, parece que em salas menores, gostamos de graves adicionais para que o som seja percebido como preciso.

Carros são pequenas salas. Gostamos de muito mais graves em carros - cerca de 9dB abaixo de 60Hz é o que eu acho que é a norma, depois de 25 anos de ajuste de carros para todos os tipos de ouvintes. Além disso, o carro tem muitas superfícies reflexivas, todas muito próximas dos alto-falantes e dos seus ouvidos. Por causa disso, a curva que geralmente soa melhor em um carro é uma resposta medida que tem aproximadamente a mesma forma que a resposta de potência de um alto-falante projetado para fornecer resposta plana em uma sala muito maior. O reforço de graves abaixo de 60Hz e uma saída de alta frequência gradualmente decrescente "soam" mais precisos em um carro, como uma resposta mais plana soa mais precisa em uma sala maior.

Não há necessidade de fazer medições de resposta de frequência com janela em um carro. Você terá que aplicar uma janela tão pequena para eliminar as reflexões que só poderá aproximar uma resposta anecoica em frequências MUITO altas. Além disso, não há necessidade de considerar a resposta do alto-falante e a resposta da sala separadamente em um carro, porque as reflexões chegam tão rapidamente após o som direto dos alto-falantes.
Nada disso leva em consideração o fato de que diferentes materiais são frequentemente gravados de forma diferente, com características tonais muito diferentes. Isso inclui diferentes artistas dentro do mesmo gênero, diferentes álbuns do mesmo artista e até mesmo diferentes produções do mesmo álbum. Sua observação de que existe um conjunto típico de preferências se limita a um conjunto selecionado de gravações que compartilham as mesmas características. Gravações que se desviam disso obviamente não exigiriam as mesmas manipulações.

Então, embora seja útil destacar as diferenças entre salas pequenas e grandes, acho perigoso pensar em curvas FR que se encaixam em um único modelo. Não que seja isso que você estivesse necessariamente implicando, mas acho que o que acontece é que as pessoas tentarão imitar a curva de todos os outros (temos um tópico aqui dedicado a isso... :/ ), o que pode não se adequar muito bem aos seus objetivos.

#28 ·
Eu chamo isso de BS. Se você quer equalizar de forma diferente para mudar o que está no disco, então isso não tem nada a ver com seus alto-falantes, mas sim com sua percepção de "bom som" aplicado a gravações onde o cara que está fazendo a mixagem tem uma percepção diferente de bom som.

Uma gravação que tem muito pouco baixo tem muito pouco baixo. Aumentar o baixo em seu sistema não "conserta" o sistema, mas "conserta" a mixagem.

#29 · (Edited)
Eu chamo isso de BS. Se você quer equalizar de forma diferente para mudar o que está no disco, então isso não tem nada a ver com seus alto-falantes, tem a ver com sua percepção de "bom som" aplicado a gravações onde o cara que faz a mixagem tem uma percepção diferente de bom som.

Uma gravação que tem muito pouco grave tem muito pouco grave. Aumentar o grave em seu sistema não "conserta" o sistema, ele "conserta" a mixagem.
Não.

Usando o mesmo exemplo, estou dizendo que se uma gravação específica tem "muito pouco grave", um sistema plano (a melhor palavra é preciso) reproduzirá essa gravação com muito pouco grave. Nada mais, nada menos. Entrada = saída.

Eu acho que meus 2 centavos para o OP é não mirar em plano... mirar em preciso.

#31 ·
Uma coisa importante para lembrar é que o ouvido humano é mais sensível a frequências mais altas do que a frequências mais baixas. O que significa que se você tivesse um sistema que pudesse tocar cada frequência de 20-20000hz no mesmo nível de db, as frequências mais altas soariam mais alto do que as frequências mais baixas. Então, estou assumindo que um carro que tocasse completamente plano soaria horrível. Agora, a sensibilidade dos nossos ouvidos tende a se nivelar em torno de 90-100db, o que significa que neste nível de db ouvimos todo o espectro com a mesma facilidade, mas ainda não é perfeito e ainda ouviríamos picos em toda a faixa de frequência, mesmo que o sistema estivesse tocando-os no mesmo nível de db. Agora, se você está falando sobre um carro que toca completamente plano para nossos ouvidos, isso soaria incrível.

#35 ·
Acho que pode ser suficiente dizer que num carro uma resposta de frequência "plana" (definida como energia igual em cada oitava, em vez de cada frequência - eu disse isso incorretamente no meu post anterior) soará como se não tivesse graves e incluísse agudos em excesso. Claro que, gravações que também não têm graves e têm agudos em excesso soarão especialmente finas e brilhantes num sistema de áudio de carro como este. Agora, se a mixagem da faixa foi feita por um engenheiro de som NUM CARRO, então o reforço de graves adicional e a redução das altas frequências que parecem ser necessários para que a música num carro soe de forma credível podem já estar incluídos na mixagem. Então, talvez menos reforço de graves seja necessário no sistema de reprodução.

#36 ·
Mas o engenheiro não precisou fazer isso em um carro para produzir um álbum que geralmente tem graves altos. Por exemplo, eu ficaria surpreso em saber que algumas das faixas do último álbum do Autolux foram feitas no carro. Ou alguns álbuns do Sonic Youth dos anos 2000. Há um número de álbuns populares de hip hop conhecidos por sub-graves exagerados, e isso (talvez infelizmente) se espalhou para o R&B em certos círculos. Também posso pensar em várias bandas "indie" que criaram discos com boa sonoridade, se não fosse pela FR estranhamente inclinada na extremidade inferior.

Considere a evolução do metal nos anos 80, nos anos 90 e hoje. As diferenças no conteúdo espectral são bastante impressionantes, considerando que o gênero realmente não mudou muito.

Eu sei que você mencionou no tópico "curva alvo" que a JBL visa uma curva específica com base, eu acho, em experimentação com diferentes ouvintes tocando músicas diferentes. Mas esta é obviamente uma solução onde você tenta agradar a todas as pessoas algumas vezes - ou algumas pessoas algumas vezes, como pode ser o caso. Ter um botão de graves e agudos estúpido no seu rádio ainda é muito útil para a maioria das pessoas, exceto para os audiófilos, que acham que ele deve estar em 00 o tempo todo.

#39 ·
Amo este tópico.
Não nos esqueçamos que cada ser humano ouve a mesma coisa de forma diferente!
Dependendo da quantidade de danos a que a audição da pessoa foi sujeita.

No final das contas, trata-se da quantidade de prazer e das endorfinas que seu cérebro libera do que você ouviu. Minha preferência por qualquer outra pessoa é muito diferente.

Pessoalmente. Em uma câmara anacoística com uma resposta de frequência "plana" (que alterei ao ficar em pé nela), a música que eu gosto soava insossa e clínica (sem bater o pé), mas talvez seja porque eu não entendo nada disso?

#40 ·
Love this tread.
Lets not forget that every human hears the same thing differently!
Depending on the amount of damage that persons hearing has been subjected to.
Errado.

É por isso que alguns de nós constroem "lugares de música" e você não........

#45 ·
Ouvir música numa câmara anecoica NÃO é o auge do prazer que as pessoas supõem que seja. É péssimo. Soa completamente artificial - como um hambúrguer seco e cozido demais, sem nada nele.
Você acha que é bolo de manteiga sem cobertura, mas acaba sendo pão de milho seco.