DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

SISTEMAS DE 3 VIAS vs 2 VIAS

3 reading
11K views 27 replies 20 participants last post by  eltigre  
#1 ·
É necessário usar um sistema de alto-falantes de 3 vias em um carro para ter uma excelente qualidade de som, ou você pode fazer isso com um sistema de 2 vias? Por 3 vias, quero dizer: subwoofer + woofer + midrange + tweeter. Por 2 vias, quero dizer: subwoofer + mid/woofer + tweeter

#2 ·
Depende dos drivers e se você usar drivers HQ que podem cobrir a faixa de passagem pretendida, então a 2 vias é possível, mas a 3 vias é certamente muito mais fácil.

#4 ·
Eu adoro usar palcos frontais de 2 vias, mas há algum desafio extra de algumas maneiras. Para torná-lo excelente, você precisa realmente planejar a compra do alto-falante, obter um bom tweeter que toque confortavelmente baixo é importante. A sintonia também tem alguns desafios, pois você está pedindo mais largura de banda de cada alto-falante. Feito bem, e você pode ter um estéreo muito, muito bom.

#5 ·
Eu adoro usar sistemas frontais de 2 vias, mas há um desafio extra de algumas maneiras. Para torná-lo excelente, você precisa realmente planejar a compra dos alto-falantes, obter um bom tweeter que toque confortavelmente baixo é importante. A sintonia também tem alguns desafios, pois você está pedindo mais largura de banda de cada alto-falante. Feito bem, no entanto, e você pode ter um estéreo muito, muito bom.
Eu fui com banda larga para esta aplicação. Por mais que eu quisesse usar um palco de 3 vias, eu simplesmente não quero pagar pelo trabalho de fabricação para ter locais feitos para tweeters. Acho que ainda ficou muito bom. Estou usando unity 8.0s a partir de 500hz.

#7 ·
Não, um sistema de três vias não é de forma alguma necessário. Muitos dos carros premiados SQ desde os anos 80 usam um sistema de 2 vias. Alguns usam um sistema de três vias e outros usaram mais. É mais sobre afinação do que sobre o nome/marca do equipamento. Você não precisa comprar componentes caros para ter um sistema sq incrível. Alguns vão te dizer o contrário, mas a verdade é que o preço não determina a qualidade. A qualidade determina a qualidade. Um sistema de 2 vias pode dar um palco sonoro tão profundo, definido, centralizado e amplo quanto um sistema de três vias. É sobre a configuração e a afinação. Não se deixe levar pela propaganda sobre a necessidade de equipamentos caros e toneladas de equipamentos. Isso é fumaça e espelhos e publicidade. Escolha de equipamento sólido (o preço não é necessariamente a maior parte), instalação e afinação. Além disso, não se esqueça do isolamento acústico. O ponto é que sistemas de 2 e 3 vias podem soar incríveis e também podem soar como uma porcaria. Há muito mais na história do que apenas quantos alto-falantes e qual marca.

#8 · (Edited)
Tendo recentemente passado de uma configuração sólida de 2 vias (Audiofrog GB15/60) para uma configuração sólida de 3 vias (GB10/25/60), embora esteja muito satisfeito com a nova configuração e feliz por tê-lo feito, serei honesto em dizer que não foi uma diferença "impressionante".

Só a minha experiência pessoal, ambas as configurações afinadas por uma excelente pessoa de afinação DSP.

Então, na minha opinião, se o espaço/localização dos altifalantes for um problema ou se o orçamento for um problema, a configuração de 2 vias certa pode ser muito capaz.

#9 ·
Exatamente. Comecei com um sistema de 2 vias e tirei o máximo proveito dele com o ajuste. Soava ótimo, passar para um sistema de 3 vias foi um grande passo em termos de custo. A principal diferença quando consegui um sistema de 3 vias foi um alcance médio mais limpo (bem, duh), mas a diferença foi pequena. Pequena o suficiente para que você não pudesse notar em músicas que não utilizavam essa faixa de frequência específica. Algumas músicas começaram a brilhar com a configuração de 3 vias quando não brilhavam antes. Houve também alguns outros benefícios bem-vindos ao ouvir de posições além do assento do motorista.

#11 ·
Provavelmente não é uma comparação justa, mas eu fui do Focal 165W-Xp de 2 vias (que eu realmente gostei) para o sistema Thesis de 3 vias que custa mais do que o dobro e estou super feliz com isso..!

É preciso considerar que a maioria das frequências principais na (maioria) da música está na FAIXA MÉDIA, então ter uma faixa média de alta qualidade é fundamental...!

#12 ·
2 vias podem soar muito bem se forem feitas corretamente. Eu realmente queria experimentar o novo tweeter FOCAL FRAK, essas coisas têm especificações INCRÍVEIS. Elas honestamente parecem versões maiores dos tweeters Focal FLAX. E esses soam muito incríveis na minha opinião. Eu só tive tempo limitado de audição com os FRAK's, mas até agora fiquei muito impressionado.

#13 ·
A maioria dos carros por aí ainda só funcionam de 2 vias e aposto que a grande maioria da população pode ficar super feliz com os resultados de uma configuração de 2 vias. Grupos de entusiastas como este fazem você pensar que configurações de 3 vias e dsps de reposição em carros são muito mais comuns do que realmente são. Não estou dizendo que não são benéficos, eles são muito, mas estão longe de serem necessários

#14 ·
Deixei um JBL MS8 fazer sua mágica em um sistema de som básico de um CX9 '13 (tweeters de painel Mylar, mids de cone de papel 6x8). O palco sonoro foi impressionante, quase parei por aí com as atualizações... quase.

Eu não vou hackear um carro para ir de 3 vias, mas se puder ser feito com relativa facilidade... não hesite.

Se você simplesmente não quer se esforçar, vá com o maior tweeter que puder encaixar. Tweeters de nível de entrada de 3/4" que não podem tocar abaixo de 3,5 KHz provavelmente não serão suficientes.

#15 ·
Na minha experiência, uma configuração de 2 vias é mais fácil de fazer o sistema soar bem em comparação com uma configuração de 3 vias - desde que a resposta da cabine seja cooperativa. Quanto menor o número de alto-falantes, menor o problema com a fase. Uma configuração de 3 vias torna-se necessária quando a cabine tem um nulo que não pode ser corrigido de forma eficiente com apenas 2 vias. E isso varia de carro para carro.

#20 ·
um ter uma excelente qualidade de som
Voltando ao post original. Acho que a maioria de nós concordará que não é "necessário" ir para 3 vias, mas a definição de excelente de cada um é diferente e quanto eles estão dispostos a gastar para alcançá-lo também é diferente. Quando se trata de precisão tonal, será mais barato e fácil chegar à sua definição de tom excelente com 2 vias, mas em um ambiente automotivo estamos lidando com problemas de palco e para que todos os aspectos da música pareçam vir de cima do painel, eles realmente precisam vir de cima do painel. Depois que você começa a gastar muito dinheiro em tweeters para tocar baixo o suficiente para conseguir isso, você vai querer que eles sejam instalados e angulados corretamente também. Agora você está procurando fabricar algo... e nesse ponto, colocar um midrange de 3" em seu trabalho personalizado, que tocará mais baixo do que qualquer tweeter, começa a fazer sentido. E, claro, você volta ao custo novamente, mais drivers custam mais, mas na verdade, quando você não precisa que os drivers toquem muito em sua faixa, você pode se virar com drivers mais acessíveis, exceto que agora você precisa de mais canais de amplificador para alimentá-los.

#21 ·
Com que frequência é comum usar uma faixa larga para um médio em um sistema de três vias? Eu sei que a Blam vende seus conjuntos de três vias com um médio WB, mas não vi muito isso de outros fabricantes.

Essa tática é para te dar uma tonelada de margem de manobra na frequência média e você acaba com uma faixa semelhante a um médio padrão quando tudo está dito e feito? Ou você realmente usaria o máximo possível com o médio WB e teria faixas mais estreitas nos MB e Tweets?

#27 ·
Com que frequência é comum usar uma banda larga para um médio em um sistema de três vias? Eu sei que a Blam vende seus conjuntos de três vias com um médio WB, mas não vi muito isso de outros fabricantes.

Essa tática é para te dar uma tonelada de margem de manobra na frequência média e você acaba com uma faixa semelhante a um médio padrão quando tudo está dito e feito? Ou você realmente usaria o máximo possível com o médio WB e teria faixas mais estreitas nos MBs e Tweets?
Eu uso banda larga no meu sistema,... Acabei tocando esse médio um pouco mais alto, pois eu rodaria um médio clássico - em 4k@24dB/Oct

#22 ·
Um widebander menor pode exigir um ponto de crossover HP mais alto (500-600 Hz), mas pode talvez tocar mais alto sem direcionamento (5-6 kHz) do que um driver de faixa média normal um pouco maior, que talvez comece a direcionar mais cedo (3-4 kHz), mas permite que você escolha um ponto de crossover mais baixo (250-400 Hz), estes são apenas exemplos imaginários.
Em geral, você vai querer evitar cruzar na faixa média, então um driver que lhe dá mais largura de banda é preferível, mas você tem, na minha opinião, muito espaço para trabalhar em qualquer caso, se você for habilidoso o suficiente. Não preste muita atenção às categorizações, mas observe o que os drivers individuais oferecem em termos de especificações e relação custo-benefício.

#23 ·
Use o que você puder usar. Um widebander menor pode exigir um ponto de crossover HP mais alto (500-600 Hz), mas talvez possa tocar mais alto sem direcionamento (5-6k) do que um driver de faixa média ligeiramente maior que talvez comece a direcionar mais cedo (3-4k), mas permite que você escolha um ponto de crossover mais baixo (250-400 Hz), estes são apenas exemplos imaginários.
Em geral, você vai querer evitar cruzar na faixa média, então um driver que lhe dá mais largura de banda é preferível, mas você tem, na minha opinião, muito espaço para trabalhar em qualquer caso, se você for habilidoso o suficiente. Não preste muita atenção às categorizações, mas sim ao que os drivers individuais oferecem em termos de especificações e relação custo-benefício
Obrigado, faz todo o sentido! Sou muito burro e preguiçoso para fazer isso, então há um profissional nisso. Mas eu realmente quero entender o máximo possível sem deixá-lo louco com perguntas. :)

Eu aspiro a fazer isso sozinho como todos vocês badasses em algum momento. Já estou planejando algumas coisas fáceis no X1 das minhas filhas em breve. Metas!

#26 · (Edited)
Por cerca de 4 anos, usei componentes CDT Neo 2Way e os tweeters têm entradas para Image Tweeters e comprei os image tweeters. Alimentei-os com um amplificador US Acoustics USX-4085 através de uma unidade principal Kenwood Excelon ddx9903s e isso soava incrível. Excelente palco sonoro, fidelidade e clareza detalhadas e não perfurantes. Eu podia ouvir virtualmente todas as notas e sons dos instrumentos que estavam faltando na minha configuração anterior. Infelizmente, essa unidade principal começou a me dar problemas de ruído estático e comprei o novo Kenwood ddx9907XR e minha unidade principal mais antiga soa mais limpa e melhor do que a nova.
Eu tenho um conjunto de componentes Boston Acoustics RC620 com os Ambient Teeters opcionais que pretendo instalar neste verão. Estes Boston's soam incríveis e planejo alimentá-los com um Soundstream Rubicon 805 em vez do meu Alpine PDX-F4.