DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

O que é uma "oitava"?

10K views 28 replies 19 participants last post by  LBaudio  
#1 ·
Acho que tem a ver com a resolução da mudança de frequência, mas não consigo entender o conceito. Alguém se importa de explicar um pouco para me tirar da minha ignorância?

#2 ·
Um intervalo musical que abrange oito graus diatônicos.

A faixa de audição humana cobre 10 oitavas de 20 Hz a 20 kHz. Uma oitava, a este respeito, é a duplicação da frequência. Exemplo: 20-40 Hz é uma oitava, 40-80 é outra oitava. 250-500 é uma oitava, 500-1k, 1k-2k, 2k-4k e assim por diante.

#3 ·
#5 ·
Obrigado a todos, isso ajuda muito. Então, as bandas de EQ são organizadas em oitavas ou frações de oitavas?

Se um EQ de 1/3 de oitava for comparado a um EQ de 1/24 de oitava, isso significa que o EQ de 1/24 de oitava tem 8 vezes mais pontos de controle de equalização em uma faixa de frequência específica?

Estou entendendo isso?

#7 ·
Obrigado a todos, isso ajuda muito. Então, as bandas de EQ são organizadas em oitavas ou frações de oitavas?

Se um EQ de 1/3 de oitava for comparado a um EQ de 1/24 de oitava, isso significa que o EQ de 1/24 de oitava tem 8 vezes mais pontos de controle de equalização em uma faixa de frequência específica?

Estou entendendo isso?
Você entendeu.

#8 ·
Mas está definido para certas frequências ou pode-se usar qualquer frequência aleatória, como 37 Hz, e dobrá-la para 74 Hz, o que é uma oitava?

#9 ·
http://en.wikipedia.org/wiki/Octave

Exemplos

Um exemplo de oitava, de G4 a G5. Por exemplo, se uma nota tem uma frequência de 400 Hz, a nota uma oitava acima está em 800 Hz, e a nota uma oitava abaixo está em 200 Hz. A razão das frequências de duas notas separadas por uma oitava é, portanto, 2:1. Outras oitavas de uma nota ocorrem em 2n vezes a frequência dessa nota (onde n é um inteiro), como 2, 4, 8, 16, etc. e o recíproco dessa série. Por exemplo, 50 Hz e 400 Hz estão a uma e duas oitavas de 100 Hz porque são ½ (ou 2 −1) e 4 (ou 22) vezes a frequência, respectivamente. No entanto, 300 Hz não é uma oitava de número inteiro acima de 100 Hz, apesar de ser um harmônico de 100 Hz.

[edit] Relevância musical

#10 ·
http://en.wikipedia.org/wiki/Octave

Exemplos

Um exemplo de uma oitava, de G4 a G5. Por exemplo, se uma nota tem uma frequência de 400 Hz, a nota uma oitava acima está em 800 Hz, e a nota uma oitava abaixo está em 200 Hz. A razão das frequências de duas notas separadas por uma oitava é, portanto, 2:1. Outras oitavas de uma nota ocorrem em 2n vezes a frequência dessa nota (onde n é um inteiro), como 2, 4, 8, 16, etc. e o recíproco dessa série. Por exemplo, 50 Hz e 400 Hz estão a uma e duas oitavas de 100 Hz porque são ½ (ou 2 −1) e 4 (ou 22) vezes a frequência, respectivamente. No entanto, 300 Hz não é uma oitava de número inteiro acima de 100 Hz, apesar de ser um harmônico de 100 Hz.

[edit] Relevância musical
Interessante, vou tentar formular minha pergunta corretamente...

Digamos que um alto-falante esteja configurado para funcionar de 50 Hz a 400 Hz, e vamos supor que os alto-falantes não tenham um crossover e apenas comecem e parem nessas frequências. O próximo alto-falante vai de 400-3200 Hz. Em termos do que foi dito, ambos estão tocando 4 oitavas.

A simples diferença matemática é de 350 Hz e 2800 Hz, respectivamente, certo? Disseram-me no passado que essa faixa de graves médios de 350 Hz é basicamente a mesma que a faixa de médios de 2800 Hz. Estamos falando apenas da perspectiva do ouvido humano? Estamos apenas baseando essas faixas na escala ocidental padrão de 7 notas?

#13 ·
Depois que conseguirmos essa redução pela metade e duplicação, passaremos para as harmônicas :D

100 hurts [ uma oitava abaixo ? Bueller ? 50 hurts ! ], [ uma oitava acima ? Ferris ? 200 hurts ! ].

Har mon ics , even order & odd order...
Isso está ficando cada vez melhor, de certa forma me lembra minhas aulas básicas de engenharia elétrica/computação. Isso é bom, por favor, continue com as harmônicas...