DIYMobileAudio.com Car Stereo Forum banner

Peerless XXLS 12" 830845

25K views 32 replies 23 participants last post by  Cruzer  
#1 ·
Eu consigo ver porque a Peerless tem um nome tão respeitado em subwoofers. Este driver é simplesmente lindo de se ver. A maior diferença que consigo ver em relação à versão XLS anterior é a grande placa traseira saliente. Além disso, as características habituais, como ventilação sob a aranha e a tampa de poeira, anéis duplos de alumínio no motor e uma cesta de fundição aberta. Este driver também vem em várias versões, adequadas para aplicações em caixa selada, com porta ou radiador passivo.

Eu recomendo uma olhada rápida na nota de aplicação XXLS se você estiver interessado no design deste driver. Você pode ver muita atenção aos detalhes aqui no design, que é provavelmente a razão pela qual o driver mede e soa tão bem.

http://www.d-s-t.com/link/main/tech/xxls_intro.htm

Image

Image

Excelente controle de qualidade. É aqui que acredito que a Peerless realmente se destaca. As especificações são quase todas perfeitas.

Image

Sem pico indutivo abaixo de 200 Hz. Bom :) Medições feitas a 2,83 Vrms sem defletor, em campo próximo.

Image

Uau. Isso é o melhor que pode ser. Simetria e centralização quase perfeitas para as curvas BL e KMS. No entanto, BL não é "quase" tão plano quanto a referência Dayton em toda a sua faixa linear. Variação de indutância muito baixa, em torno de -15% no máximo em toda a sua faixa utilizável.

Xmax ~13mm 1 via.

Image

Image

Inevitavelmente, as pessoas vão perguntar qual é o melhor... a referência Dayton HF ou o Peerless XXLS. Jogue uma moeda. Eu poderia escolher o Peerless se o preço não fosse um problema e eu precisasse ser capaz de escolher entre vários modelos com diferentes parâmetros t/s. Além disso, o controle de qualidade da Peerless é simplesmente excelente. Se você não tiver a capacidade de medir os parâmetros t/s por conta própria, esta pode ser uma escolha melhor. No entanto, o Dayton é uma verdadeira pechincha no preço atual e pode lhe dar um desempenho ligeiramente melhor, embora inaudível.

G
#3 ·
NP,

ótimo trabalho. Aqui está outro site californiano para testes semelhantes. Não sei se já o viu antes. http://206.13.113.199/ncdiyaudio/mark/index.htm Claro que não é áudio para carro, mas gosto do formato e dos detalhes. Ele também explica o que está acontecendo para algumas pessoas que podem ter dificuldades gráficas :D. Talvez você pudesse postar um pequeno prefácio aqui para que algumas das pessoas que estão perguntando possam entender melhor o que estão vendo. Basicamente, uma explicação de como os produtos de ordem superior são (geralmente) mais ofensivos do que os de ordem inferior, etc. Além disso, você acha que seria melhor listar a 2ª e a 3ª ordem em um nível -db em relação à referência? Tenho que fazer muita matemática aqui :rolleyes:.

Por fim, de onde você está tirando todos esses drivers? Eu pensei que tinha muitos drivers por aí, mas você está me envergonhando!

Saudações,

AJ

#6 ·
Obrigado por esta informação sobre o XXLS. Sinto-me mal por não ter comprado um agora.

Também estou interessado num teste de altifalantes envolvendo um Atlas 12", embora já não estejam a ser produzidos, uma vez que a empresa está a mudar a tecnologia do motor, o que pode não ser possível. Quando estava a projetar o meu subwoofer, foi uma escolha entre o Atlas e o XXLS 830847, mas escolhi o Atlas devido ao seu preço mais baixo.

Pode ser difícil fazer um teste lado a lado de um Atlas com qualquer outro driver, uma vez que o Atlas pode ser ligado em muitas configurações diferentes, o que daria resultados diferentes. Por exemplo, tenho as bobinas ligadas em série para uma configuração de 6 ohms, o que aumenta a sensibilidade e o BL em relação às configurações de bobina única / Qts variável. No entanto, seria bom ver as medições de distorção no Atlas.

#9 ·
Num porta-malas, devo usar a caixa selada recomendada de 62 litros por subwoofer? Vou usar 2 830845 com cerca de 350 watts. Devo usar uma caixa menor por causa do ganho da cabine?

#11 ·
G
#13 ·
Tópico do além... desculpe se isso já foi abordado?

Mas por que os dados Klippel mostram uma indutância da bobina de voz que é um terço do valor relatado na ficha técnica?

http://www.tymphany.com/datasheet/printview.php?id=30

Notei a mesma tendência com o subwoofer automotivo XXLS (830877) que testei em um Woofer Tester II... a ficha técnica mostra 1,3 mH, mas os dados medidos foram quase exatamente metade :confused:

Agora eu sei que pode haver alguma variação dependendo do nível de sinal medido e da frequência de medição... mas diferente por um fator de 2 ou 3?

A propósito, um cálculo simples baseado nas curvas de impedância (por exemplo, impedância em 10 kHz) se alinha muito mais de perto com os valores medidos do que com os valores da ficha técnica.

:confused: :confused:

#14 ·
Tópico dos mortos... desculpe se isso já foi abordado? Mas por que os dados Klippel mostram uma indutância da bobina de voz que é um terço do valor relatado na ficha técnica?
FWIW, descobri a mesma coisa em todos os três nas minhas medições FuzzMeasure dos meus XLS12. Acredito que os resultados da HobbyHiFi ou K+T foram semelhantes em um dos drivers, embora eu não consiga encontrar a revista. Parece-me lógico que a ficha técnica esteja errada, porque, francamente, não consigo imaginar um woofer com o Le da ficha técnica da série XLS soando tão bem quanto estes. Mas por que a Tymphany não atualizou suas fichas técnicas para refletir uma realidade que é muito favorável a eles, não tenho ideia.

#18 ·
Trazendo-o de volta dos mortos. Há alguma chance de um enredo de resistência VC? Eu vi algumas das novas análises agora cobrindo potência/térmica.

#20 ·
Para uso doméstico, eu recomendaria a versão ....44 com um (ou dois) PR('s). Ouvi ambas as versões seladas (DVC) e PR na sala e acho que a versão PR é um pouco melhor nas notas mais baixas.

No carro: Use a versão ....45 se você não quiser construir um gabinete grande e complicado. Eu uso a versão ....44 no carro, mas estou construindo um gabinete bandpass de 6ª ordem ao redor para impulsionar um pouco as notas mais altas.

Anexei as curvas de:
830844 + PR (que eu recomendaria para uso doméstico)
830844 'estilo Candisa' (que deve ser ótimo para o carro, mas complicado de construir)
830845 Selado (ótimo para uso no carro)

greetz,
Isabelle

Attachments

#21 ·
Oh sim, depois de fazer esta captura de tela, simulei a versão 45 (2 delas, destinadas a serem colocadas em um gabinete selado) em uma caixa de 100L com 2 PRs de 12" e ela dá praticamente a mesma curva, saída e manuseio de potência mecânica que meu gabinete 'Candisa Style' com a versão 44, e isso seria muito mais fácil de construir e um pouco menor em tamanho... (DOH :rolleyes: )

greetz,
Isabelle

#22 ·
Eu adoraria usar este driver, mas estava preocupado com seu nível de saída, e não tenho espaço para 2. Configuração estritamente SQ, provavelmente é adequado, mas quero que ele também o faça quando necessário. Meu IDQ não foi suficiente para mim em um caminhão, e estou supondo que o XXLS também não seria.

#23 ·
Meu IDQ não tinha saída suficiente para mim em um caminhão, e estou supondo que o XXLS também não teria.
Eu nunca usei o IDQ, mas sou um grande fã do sub Arc que é muito semelhante. Comparado a ele, o XXLS não deve ter problemas em fazer o que você quer... especialmente em um caminhão. Eu certamente nunca adivinharia que era um driver de 8 ohms. Eu rodo um PDX 1.600 nele (600x1 @ 4/2 ohm) e é uma ótima combinação em termos de potência com os XLS na frente. Eu poderia descer para 40 hz em ambos, mas meu sistema soa mais otimizado com ambos (ou pelo menos os 8) em 50hz. Estou te dizendo isso porque acho que ambos os drivers combinam bem no meu carro.

#26 · (Edited)
Olá Npdang,

fico feliz por ter encontrado esta discussão interessante e li o seu tópico de 19-09-2005, onde você diz:

"Ao rodar este driver com ruído rosa, também notei muito pouco atrito/zumbido e ruído mecânico. No entanto, a ruptura do cone era muito claramente audível, dando uma coloração metálica perceptível ao som. Só menciono isso para desencorajar qualquer pessoa de usá-lo como algo diferente de um subwoofer, embora a indutância seja surpreendentemente baixa. Parece um ótimo candidato para uso IB."

achei perturbador para este dispositivo de alta qualidade, você poderia me dar uma dica do que exatamente você observou neste caso?

eu queria perguntar qual dos dois subs Peerless XXLS 12" 830845 ou Dayton RSS315HF-4 é mais adequado para o meu projeto de sub de linha de transmissão, pois o Peerless tem um cone três vezes mais leve (e, claro, três vezes maior Cms) do que o da Dayton, isso significaria que o Peerless é o mais eficiente por Watt dos dois? O Qts mais baixo também é uma desvantagem neste caso.

Obrigado, veltinorian

#28 ·
Mais alguém acha a sensibilidade deste cara muito alta? Pelo que posso dizer, é 2db mais sensível do que os próximos 12 que foram testados. Portanto, pode ter 1 mm de xmax a menos do que o Dayton, mas compensa isso em eficiência. Também sou um grande fã do controle de qualidade, este é material de livro didático, CMS e BL são quase cópias. O requisito da caixa grande é um problema, mas com tantas versões XXLS por perto, isso se torna um dos pontos fortes do Peerless. Este subwoofer é provavelmente o rei de 30hz-100hz do que vimos testado até agora. Os subwoofers ubber (Eclipse, ED) podem ter uma ligeira vantagem abaixo de 30hz, mas apenas quando acionados por vários jigawatts, enquanto este cara é alto e limpo em todos os lugares com apenas uma fração da potência.

Eu sei que isso pode não ser um grande problema para outros, mas o cone à prova d'água e a cesta de alumínio fina significam confiabilidade e leveza, e eu sou um grande fã disso em um ambiente móvel conversível/carro esportivo. Talvez algum proprietário pudesse pesar um, mas com base nos pesos de envio, ele deve ser 10 libras mais leve do que o Dayton e oferece um diâmetro de estrutura menor.