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Usando um multímetro digital para testar o aterramento?

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98K views 50 replies 19 participants last post by  dumdum  
#1 ·
Alguém poderia, por favor, explicar o procedimento para testar um bom aterramento em um automóvel? Entendo que você mede a resistência entre um ponto de aterramento escolhido e o terminal negativo da bateria. Você usa um jumper entre o terminal da bateria e o DMM e deduz a resistência do jumper? Qualquer ajuda seria apreciada. Verifiquei a pesquisa, mas não consegui encontrar uma resposta.
 
#2 ·
Eu meço a partir de um bom aterramento conhecido e leio a resistência. Devido à forma como o medidor lê a resistência, se a resistência mudar entre o bom aterramento conhecido e o ponto de teste, o potencial é diferente. Indicando que o aterramento de teste é altamente suspeito.
 
#3 ·
http://users.adelphia.net/~sguest/gndtss/pages/s1_agnd.htm

editar:
A massa de áudio é a referência pela qual o áudio é amplificado. Todos os circuitos de áudio analógicos estabelecem uma referência DC de zero volt usada como terra do circuito. A massa de áudio pode ser estabelecida entre dois equipamentos de áudio de duas maneiras.

Via o terra AC interconectado (comum).
Via uma blindagem ou terra de sinal interconectado (comum). A interconexão de um terra de sinal entre as unidades as força a ser a mesma "referência".
 
#12 ·
Embora isso tenha quase uma década, deve-se notar que conselhos sábios não estão sujeitos à moda ou tendências.

http://users.adelphia.net/~sguest/gndtss/pages/s1_agnd.htm

edit:
A massa de áudio é a referência pela qual o áudio é amplificado. Todos os circuitos de áudio analógicos estabelecem uma referência DC de zero volt usada como a massa do circuito. A massa de áudio pode ser estabelecida entre dois equipamentos de áudio de duas maneiras.

Via a massa CA interconectada (comum).
Via uma blindagem interconectada (comum) ou massa de sinal. A interconexão de uma massa de sinal entre as unidades as força a ser a mesma "referência".
 
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#4 ·
Não estou perguntando o que é um aterramento, estou perguntando sobre o procedimento para testar um bom aterramento com um DMM. Em outras palavras, se o local de aterramento para meus amplificadores for o chão na parte traseira da minha caminhonete, eu conecto um fio do DMM ao ponto de aterramento e o outro ao terminal negativo da bateria? Em outras palavras, como faço as conexões, etc., para fazer o teste corretamente?
 
#5 ·
Copiado de outro tópico

bikinpunk said:
Defina o DMM para resistência (ohms).

Você precisará de um comprimento extra de fio para alcançar do seu aterramento até a bateria.

Agora, pegue uma ponta do multímetro (não importa qual) e toque-a no local do aterramento. Pegue a outra ponta, use algum tipo de fio ou pontas estendidas e conecte-a ao terminal negativo da bateria. Informe-nos qual leitura você obtém. Você deve obter abaixo de 0,5 ohms. Esse é um bom ponto de partida. Dependendo do seu fio, pode haver alguma resistividade ali.

Além disso, certifique-se de tocar as duas pontas do multímetro juntas antes de testar para que você possa ver qual é a resistividade do próprio DMM. Por exemplo, toque-as juntas e você pode obter 0,1 ohm. Então, o que quer que seu ponto de aterramento leia, retire 0,1 ohm dele.
 
#7 ·
Disseram-me para não usar o DMM para isso. Quanto mais forte você pressionar com a sonda/fio, melhor será a leitura (e não é muito repetível). Disseram-me que havia certas áreas do carro que eram bastante sólidas e que você poderia errar (gosto de usar o parafuso do cinto de segurança, por exemplo... projetado para suportar centenas de quilos, senão mais, em uma colisão.
 
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#8 ·
Disseram-me para não usar o DMM para isso. Quanto mais forte você pressionar com a sonda/fio, melhor será a leitura (e não é muito repetível). Disseram-me que havia certas áreas do carro que eram bastante sólidas e que você não poderia errar (gosto de usar o parafuso do cinto de segurança, por exemplo... projetado para suportar centenas de quilos, se não mais, em uma colisão.

juan
Alguém quer comentar a confiabilidade de encontrar uma boa ligação à terra dessa forma?
 
#9 ·
Fiz exatamente como Erin postou. Defina o DMM para resistência/ohms. Defina para o número mais baixo (provavelmente 200). Subtraia qualquer valor que você obtiver ao tocar nas sondas juntas. Fui um passo além e li a voltagem diretamente na bateria (12,5 na minha) e então testei a voltagem nos meus potenciais pontos de aterramento. Coloquei a sonda positiva (conectada ao fio de ligação) no terminal positivo da bateria e toquei nas possíveis áreas de aterramento. Procurei a mesma leitura de voltagem que obtive na bateria. Então, se o local estivesse lendo 0-0,3 ohms e 12,5 volts, achei que era uma boa escolha de aterramento. Não tenho problemas com ruído do sistema.
 
#10 ·
Funciona bem, com 2 ressalvas.

1. Não use um pedaço longo de fio. Basta comprar o conjunto extra longo de fios de teste da Fluke, ou qualquer empresa que você queira. Eles não são caros e eliminam muitas dores de cabeça. Você encontrará muitos usos para eles, junto com um conjunto completo de clipes de jacaré e todos os outros acessórios.

2. Apenas certos multímetros são realmente sensíveis o suficiente para fazer essa medição com a precisão necessária. A Fluke fabrica alguns medidores diferentes que podem realmente medir resistência ultra baixa, e esses são os modelos que você deseja usar. Outros podem funcionar, mas podem ter uma margem de erro muito grande para usar de forma confiável. Felizmente, um dos modelos DMM Fluke mais comuns e acessíveis, o modelo 187, é capaz de fazer essas medições de baixa resistência.

Aqui está uma leitura da Fluke sobre o assunto. Ele mostra exatamente como fazer a medição adequada, incluindo a compensação da resistência dos fios de teste.
Medições de baixa resistência em que você pode confiar
 
#11 ·
Funciona bem, com 2 ressalvas.

1. Não use um pedaço longo de fio. Basta comprar o conjunto extra longo de fios de teste da Fluke, ou qualquer empresa que você quiser. Eles não são caros e eliminam muitas dores de cabeça. Você encontrará muitos usos para eles, juntamente com um conjunto completo de clipes de jacaré e todos os outros acessórios.

2. Apenas certos multímetros são realmente sensíveis o suficiente para fazer esta medição com a precisão necessária. A Fluke fabrica alguns medidores diferentes que podem realmente medir resistência ultra baixa, e esses são os modelos que você deseja usar. Outros podem funcionar, mas podem ter uma margem de erro muito grande para usar de forma confiável. Felizmente, um dos modelos DMM Fluke mais comuns e acessíveis, o modelo 187, é capaz de fazer essas medições de baixa resistência.

Aqui está alguma leitura da Fluke sobre o tópico. Ele orienta você exatamente sobre como fazer a medição adequada, incluindo a compensação da resistência dos fios de teste.
Medições de baixa resistência em que você pode confiar
BOM DEUS! Aqueles são caros.
 
#13 ·
A menos que seja diretamente aterrado, o primeiro aterramento que você deseja verificar é o alternador para o terminal negativo da bateria. Os alternadores OEM não são aterrados diretamente, em vez disso, eles são aterrados do parafuso/motor. Para testar sua resistência, você pode conectar um terminal a um ponto limpo na caixa do alternador ao terminal negativo da bateria. Apenas para lhe dar um bom ponto de referência para trabalhar. Também é sempre bom executar um aterramento entre o parafuso/motor e a carroceria ou chassi. Para testar um ponto exato, use um fio de calibre grande conectado ao negativo da bateria, 5 pés de comprimento, e prenda o outro terminal ao seu ponto de aterramento desejado (limpo/tinta removida). Além disso, não é uma má ideia conectar um fio de calibre grande sob o carro entre a carroceria e o chassi. Ao aterrar, é melhor usar um parafuso de alumínio sólido, se você puder encontrar um, caso contrário, o latão é bom, o zinco chapeado também funciona bem. Graxa dielétrica também é útil para usar ao aparafusar um aterramento. A graxa é bastante barata na autozone. É a mesma coisa usada para velas de ignição. Além disso, arruelas de estrela para "cavar" no metal são preferíveis. Decidi executar aterramentos extras da bateria com 4 AWG OFC estanhado para diferentes partes do compartimento do motor, bloco, coletor, carroceria, etc.
 
#18 ·
Desculpe, cabo "aterrado diretamente" de externo para a bateria. Normalmente, usando um terminal preso por um dos parafusos do alternador "diretamente" ao terminal negativo da bateria.
Isso faz sentido agora...
Eu estava pensando que você queria dizer aterramento absoluto. ;)

O que eu geralmente penso quando as pessoas dizem para limpar a conexão até o metal nu...
(Se começou incrustado com lama seca e terra... :laugh: )

Se alguém tiver um medidor de amperagem de braçadeira, então eles poderiam apenas medir a tensão no terminal - do amplificador e em relação ao "aterramento direto" e isso seria suficiente para descobrir..."
 
#19 ·
Eu entendo, eu realmente não esclareci. O OEM apenas parafusos do alternador ao motor, aterrando-o assim através do ferro (motores mais antigos ou motores maiores de alta potência normalmente) ou bloco de alumínio para o negativo da bateria a partir daí. Também não recomendo executar um cabo de aterramento do amplificador para a bateria. Essa é uma ótima maneira de destruir sua bateria. A carroceria, a estrutura, a subestrutura funcionam como ótimos amortecedores para qualquer tipo de picos de energia que ocorrerão a partir de um amplificador de alta potência. Além disso, embora o metal do carro não seja tão condutor quanto um cabo de cobre ou alumínio, dada a quantidade de metal, não há calibre maior do que um carro inteiro. Minhas baterias são caras e meu novo alternador também, a última coisa que quero fazer é colocá-las em risco ou causar deterioração prematura. Há uma razão pela qual todos os manuais de amplificadores de carro (pelo menos os que eu vi) dizem para aterrar no carro.

Provavelmente, a melhor aposta é apenas ajudar a condutividade do carro. Ele ajudará o motor a funcionar mais suavemente, pode aumentar o desempenho e melhorar um amplificador que está corretamente aterrado.

Adicionei vários pontos de aterramento de calibre 4 da bateria para o bloco, coletor, carroceria e estrutura. Se você pesquisar online, há uma boa quantidade de pontos onde você pode conectar diferentes aterramentos. As velas de ignição vão adorar e notei uma diferença no motor imediatamente. Além disso, é uma boa ideia executar alguns cabos de bitola grande (o mais curtos possível) por baixo entre a carroceria e a estrutura do veículo. Claro que quero dizer 100% cobre. Livre de oxigênio não é tão importante, mas estanhado provavelmente ajudará, dado os ambientes aos quais esses aterramentos extras serão conectados.

É um trabalho e custo mínimos para melhorar a vida útil geral e o desempenho de todo o veículo e componentes elétricos. Eu fiz tudo isso antes mesmo de pensar no meu sistema de som, apenas para garantir que meu motor e componentes estivessem funcionando da forma mais suave e eficiente possível.

Desculpe, saí um pouco do assunto, mas li sobre o comentário sobre a conexão do aterramento diretamente à bateria. Eu gosto do meu sistema de áudio, mas seria inútil para mim se estivesse causando falhas no meu motor devido a uma mudança de corrente ou causando a morte prematura da minha bateria, alternador ou qualquer outro aspecto dos sistemas elétricos.

Em uma nota mais leve, a maneira mais fácil de saber se você tem problemas de aterramento, quando você abre ou fecha a porta por fora e você constantemente leva choque?
 
#22 · (Edited)
A carroçaria, a estrutura, a subestrutura funcionam muito bem como amortecedores para qualquer tipo de picos de potência que ocorrerão a partir de um amplificador de alta potência.
Por "potência", você quer dizer "watts" (uma função de tensão, corrente, resistência e tempo)? O que exatamente significa "amortecedor" neste contexto?

  • Atenuar (reduzir a magnitude do valor de um "pico de potência" associado a um pico)?
  • Atrasar (aumentar o tempo entre o pico na demanda de energia no componente elétrico/amplificador e a fonte elétrica/bateria)?
  • Ou ...?
E seja qual for o significado pretendido de "potência" e "amortecedor", a diferença entre as propriedades de um fio de seção transversal relativamente pequena e altamente condutor e um chassi menos condutor de seção transversal relativamente grande é realmente significativa neste contexto quando a resistência dos circuitos (medida em ohms) é igual?

Perguntas honestas, mentes curiosas (não engenheiros elétricos) querem aprender.
 
#23 ·
Além disso, a ligação direta à bateria fornece um excelente meio de adicionar ruído extra. Não é engenharia elétrica, essa parte já foi cuidada pelo fabricante, é senso comum. É também a mesma razão pela qual, ao dar partida em outro veículo, você deve usar uma ligação à terra para a segurança do seu próprio veículo e sua bateria. Um cabo não foi projetado para ser uma ligação à terra para todo o seu veículo.
 
#25 ·
A ligação à bateria cria uma ligação primária através do seu amplificador. Qualquer subsistema do veículo, incluindo o alternador, seguirá o caminho "mais fácil", que pode acabar por ser o seu amplificador. Engenheiros de veículos e áudio há anos que sempre recomendaram a ligação à massa ao carro por esta razão. Se você está decidido a fazer isso, pelo menos coloque um fusível na sua ligação à massa para ajudar a evitar um incêndio. Se qualquer ligação à massa prioritária do veículo se soltar ou corroer, ela passará pelo amplificador. Simplesmente não vale o risco. Seu carro é um sistema elétrico enorme. Pense em todos os sistemas elétricos que você colocaria seu amplificador na frente, incluindo a ignição. Não vale a pena colocar seu veículo ou sua vida em perigo porque você quer passar um cabo. E se esse único cabo assumir a ligação à massa de todo o veículo sem fusível?

Além disso, a ligação à massa diretamente à bateria fornece um excelente meio de adicionar ruído extra. Não é engenharia elétrica, essa parte já foi cuidada pelo fabricante, é senso comum. É também a mesma razão pela qual, ao dar partida em outro veículo, você deve usar uma ligação à massa para a segurança do seu próprio veículo e de sua bateria. Um cabo não foi projetado para ser uma ligação à massa para todo o seu veículo.
Obrigado.

Para sua informação, eu não tenho nenhum componente de áudio > cabo(s) de ligação à massa direto à bateria, todas as minhas ligações à massa de áudio são para o chassi perto dos componentes (instalados sob o assoalho do meu compartimento traseiro) sem problemas; Eu não sou obrigado a mudar isso por qualquer motivo.

Só estou perguntando para entender melhor seu ponto de vista, então obrigado novamente pela explicação adicional. :)
 
#27 ·
Aterrar o amplificador na bateria é completamente desnecessário e por que passar pelo trabalho de passar um cabo longo e grosso de volta pela parede corta-fogo, etc. Além disso, é sempre melhor ter um aterramento curto (eu o mantenho abaixo de 3 pés).
 
#30 ·
Também não é necessário colocar fusíveis em nada no seu carro, e honestamente, não vai prejudicar nada. Pergunto-me porque é que nós, instaladores e fabricantes de áudio para carros, o fazemos então. Hmmm, talvez seja para todos os "e se". Só porque não vai prejudicar nada "como você diz" na altura, para além do possível loop de massa horrível que acabou de causar, não significa que não possa no futuro. Eu realmente não gosto da ideia de "nada pegou fogo naquela altura, deve estar tudo bem". Gastamos muito dinheiro no nosso carro e equipamento de áudio só para deixar ao acaso quando existem formas conhecidas de ajudar a evitar problemas.
 
#31 ·
Também não é necessário colocar fusíveis em nada no seu carro, e honestamente, não vai prejudicar nada. Eu me pergunto por que os instaladores e fabricantes de áudio automotivo fazem isso então. Hmmm, talvez seja para todos os "e se". Só porque não vai prejudicar nada "como você diz" no momento, além do possível loop de terra horrível que você acabou de causar, não significa que não possa no futuro. Eu realmente não gosto da ideia de "nada pegou fogo naquela hora", deve estar bom". Gastamos muito dinheiro em nosso carro e equipamentos de áudio apenas para deixar ao acaso quando existem maneiras conhecidas de ajudar a evitar problemas.
Lol..

Enviado do meu SM-G950U1 usando o Tapatalk
 
#38 ·
O não trágico é bom o suficiente para todos? Seu cabo derrete, seu amplificador frita. A propósito, o aterramento de todos os eletrônicos em seu veículo é para o metal do carro. Pegue e olhe sob sua bateria. A única coisa que eu já ouvi falar de aterramento seguro diretamente com um cabo para a bateria, o que raramente é feito, a menos que seja de alta saída, é um alternador. Dado que este é o único dispositivo que fornece eletricidade, faria sentido priorizar esse aterramento em relação a todos os outros. Isso não é científico, pessoal, é senso comum, do qual parecemos ter cada vez menos neste mundo.

Nem me faça começar com probabilidades extremamente baixas e ocorrências raras que acontecem todos os dias.
 
#39 ·
Temos um tópico enorme sobre essas coisas na primeira página, mas se houvesse alguma maneira de eu impedir que essa ocorrência extremamente rara acontecesse, então eu o teria feito. Não é? Já afirmei que sim, você pode fazê-lo, e sim, pendente de um provável loop de terra ruim, pode haver uma rara ocorrência de tragédia. A questão é que existe um meio há anos para ajudar a evitar tal ocorrência. É um, mais barato, dois, mais fácil e três, serve para a mesma compra. Uau, agora estou explicando o que é senso comum, obrigado.
 
#42 ·
A questão é por que adicionar aos possíveis problemas quando você tem uma solução para pelo menos um deles? Se o seu veículo estiver bem conservado, então você conectou seus dispositivos eletrônicos à massa do veículo em primeiro lugar. Isso faz parte da boa manutenção. Não para simplesmente adicionar mais risco.
 
#43 · (Edited)
Eu já disse o que tinha a dizer.
Por que você deveria aterrar diretamente na bateria? E por favor, mostre suas referências.
Eu acho que pessoas suficientes vão ler este tópico e seguir o caminho mais fácil, menos caro e mais seguro, em vez de comprar cabo extra e furar outro buraco na parede corta-fogo, com a única vantagem de terem acabado de adicionar mais coisas que podem dar errado em um ambiente já instável.
É pedir demais simplesmente ajudar os outros?
 
#45 ·
Tenho a certeza de que tudo é apenas "bom o suficiente". Quanto a mim, não fico satisfeito até que seja feito da maneira que deve ser feito. Essa é provavelmente a razão pela qual não deixo ninguém tocar no meu carro, exceto eu. Porque essa mentalidade de "bom o suficiente" é o que encontrei em muitas oficinas ou instaladores. É bastante arrogante cuspir na cara de tantos engenheiros automotivos e elétricos.

Eu acredito que já expliquei a responsabilidade.
 
#47 ·
Eu li todo este tópico. Ainda não tenho certeza de como testar os pontos de aterramento e agora não tenho certeza de como aterrar o amplificador 😕
 
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#48 ·
Uma boa ligação à terra terá o mínimo de resistência possível entre ela e o terminal negativo da bateria. Para descobrir quanta resistência existe do ponto de ligação à terra pretendido de volta para a bateria, você precisa definir o medidor para ohms, então você precisa sondar o local que está testando com uma ponta do medidor e sondar o negativo da bateria com a outra ponta. Na maioria dos casos, a ponta não alcançará tão longe, então você usa um fio grosso para fazer uma extensão para a ponta que vai para a bateria, conecte-o no terminal negativo e na ponta do multímetro, então use a ponta positiva para verificar os vários pontos de ligação à terra.